Carbonato De Cálcio
Monografias: Carbonato De Cálcio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhonychagas • 30/10/2014 • 2.525 Palavras (11 Páginas) • 455 Visualizações
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE FARMÁCIA
JHONY CESAR CHAGAS RA: B84985-1
FRANCYNE MEDEIROS DIAS RA: B6330H-4
LUCAS ADRIEL DOS SANTOS RA: B7330G-0
CARLOS MAGNO DE SOUZA MONTANHA RA : B865EJ-1
TAIS APARECIDA DOS REIS IZIDORO RA: A013423
CARBONATO DE CÁLCIO E SUAS APLICAÇÕES
ASSIS
2013
CARBONATO DE CÁLCIO E SUAS APLICAÇÕES
Trabalho apresentado à Universidade Estadual do Paulista – UNIP, Instituto de Ciências da Saúde como requisito parcial para obtenção de nota no curso de FARMÁCIA.
Orientação: Profª Me. Eva Cristina Aurélio Menezes.
ASSIS
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. CARBONATO DE CÁLCIO 4
3. FÁRMACOS Á BASE DE CÁLCIO 5
4. ANTIÁCIDOS 6
5. EFEITOS COLATERAIS POR VIA ORAL 6
6. PRECAUÇÕES 7
7. OVERDOSE POR INGESTÃO 7
8. ARMAZENAMENTO E CUIDADOS 8
9. CARBONATO DE CÁLCIO E A COSMÉTICA 8
10.INTERAÇÕES COM OUTROS FÁRMACOS 9
11. LINHA DE PRODUTOS - INDÚSTRIA FARMACÊUTICA 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o Carbonato de Cálcio, mais concretamente entender como ele é utilizado nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, cosméticas e também na construção civil. É objetivo desta pesquisa especificar e argumentar conceitos importantes sobre o carbonato e esclarecer a extrema importância para a sociedade, principalmente na área da saúde, como fármacos. Está organizado em dez partes. Na parte 1 será abordado as especificações do Carbonato de Cálcio . Na parte 2 optamos por abordar sobre os Fármacos á base de Cálcio. Na parte 3 foi abordado os conceitos de Antiácidos. Na parte 4 comentamos os Efeitos Colaterais por via Oral. Na parte 5 abordamos as precauções na utilização do composto químico. Na parte 6 apresentamos cuidados com o acontecimento de Overdose do Carbonato de Cálcio. Na parte 7 mencionamos sobre o Armazenamento. Na parte 8 comentamos o uso do composto na cosmética. Na parte 9 abordaremos conceitos sobre interações no organismo, tais como complicações com outros fármacos. Na parte 10 apresentamos uma linda de produtos que utilizam o Carbonato de Cálcio como composição. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas pesquisas em sites específicos de empresas fabricantes que utilizam o Carbonato de cálcio como matéria prima.
2. CARBONATO DE CÁLCIO
O Carbonato de Cálcio também conhecido como calcita, é substância química de fórmula CaCO3. É um mineral inorgânico quimicamente inerte e é o principal componente das rochas como os calcários. Tem características alcalinas ou seja, é um sal com características básicas que aumenta o pH de uma solução aquosa, sofrendo uma hidrólise salina:
CaCO3 + H2O --> CO2 + Ca(OH)2 (ALVES,2003)
O carbonato de cálcio é resultado da reação do óxido de cálcio ( cal virgem ) com dióxido de carbono.É uma substância muito comum na natureza, e pode ser encontrado nas conchas, nos recifes de corais, nas cascas de ovos, nas carapaças de seres marinhos no calcário, no mármore e nos minerais, na forma cristalina como a aragonita, que apresenta a forma ortorrômbica; e calcita, que apresenta a forma romboédrica ou trigonal.Nas rochas é o componente principal e é o principal componente dos reservatórios. É um pó muito fino, branco e microcristalino. Além disso, eles estão presentes também nas estalactites e estalagmites. O carbonato de cálcio é insolúvel em água, mas é solúvel em água com gás carbônico (ALVES,2003). O carbonato de cálcio em forma de medicamentos, é usado na prevenção e tratamento de doenças causadas pela deficiência de cálcio, como por exemplo a osteoporose. Também é utilizado no tratamento da hiperfosfatemia e pacientes com insuficiência renal avançada ou associada a hiperparatireoidismo.Ainda como medicamento é contra indicado para hipercalcemia, cálculo renal, hipofosfatemia e hipercalciúria, diz a autora supra citada (ALVES,2003).
3. FÁRMACOS Á BASE DE CÁLCIO
O Cálcio é um elemento essencial para o organismo, tem função de regulador na liberação e armazenamento de neurotransmissores e hormônios, na absorção e ligação de aminoácidos, na absorção de vitamina B12 e na secreção gástrica. O Cálcio é necessário para manter a função do sistema nervoso, muscular e esquelético, a permeabilidade capilar da membrana celular, a formação dos ossos e dentes. É ativador de muitas reações enzimáticas, sendo essencial para a transmissão de impulsos nervosos; contração dos músculos cardíacos, liso e esquelético; respiração; coagulação do sangue, e função renal (Klasco, 2012). Embora existam vários fármacos à base de cálcio para reposição do organismo, existem diferenças entre eles nas vias de administração, proporção de cálcio por grama, velocidade e quantidade absorvida, sendo às vezes, com
...