TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clinico

Ensaios: Caso Clinico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

• A acne ocorre quando orifícios minúsculos na superfície da pele, chamados de poros, ficam obstruídos. Cada poro é uma abertura para um folículo que contém um pelo e uma glândula sebácea. Essas glândulas sebáceas ajudam a lubrificar a pele e remover células mortas.

• Quando as glândulas produzem muito óleo, os poros podem ficar bloqueados. Sujeira, resíduos, bactérias e células inflamatórias se acumulam. A obstrução é chamada de comedão.

• O topo do comedão pode ser branco (espinha) ou preto (cravo).

• Se o comedão romper, o material dentro do comedão causará inchaços e saliências vermelhas.

• Se a inflamação for profunda, as espinhas podem aumentar a formar cistos firmes e dolorosos.

A acne é um problema causado por inchaço e inflamação, não um problema causado por bactérias.

A acne é mais comum em adolescentes, mas pode acontecer em qualquer idade, mesmo em bebês. Três de cada quatro adolescentes têm acne. As alterações hormonais possivelmente causam o aumento da oleosidade da pele. Entretanto, as pessoas entre 30 e 40 anos também podem ter acne.

A acne tende a atingir pessoas da mesma família e pode ser desencadeada por:

• Alterações hormonais relacionadas a menstruação, gravidez, pílulas anticoncepcionais ou estresse

• Produtos oleosos, cosméticos para os cabelos

• Determinados medicamentos (como esteroides, testosterona, estrogeno e fenitoína)

• Níveis altos de umidade e suor

Apesar da crença popular de que chocolate, frutas secas e alimentos gordurosos causem acne, as pesquisas realizadas até hoje não confirmam isso. No entanto, dietas ricas em açúcar refinado podem estar relacionadas à acne

Introdução

A acne é um doença extremamente comum, afetando quase 80% de adolescentes e adultos jovens entre 11 e 30 anos. Sabe-se que dois terços dos pacientes com acne apresentam curso autolimitado, no entanto, outros casos requerem atenção e tratamento por tempo prolongado para evitar a evolução para formas graves da acne com cicatrizes permanentes. Portanto, Atualmente, entende-se a acne como doença crônica e não apenas uma doença autolimitada da adolescência. Dentre as características usadas para definir a cronicidade da acne, destacam-se: curso prolongado, padrão de recorrência e remissão, manifestação de surtos agudos ou início insidioso e impacto psicossocial que afete a qualidade de vida dos pacientes.

Fisiopatologia

A fisiopatologia da acne tem quatro fatores primários que interagem de modo complexo: 1- hiperqueratinização folicular; 2- aumento da produção sebácea; 3- colonização bacteriana; 4- resposta imunológica e inflamatória. Destes fatores, os dois primeiros (alteração de crescimento e diferenciação folicular e a hiperplasia sebácea) são os mais importantes, pois são responsáveis pela formação da lesão inicial da acne: o microcomedão. Este pode evoluir para uma lesão não inflamatória, o comedão, ou evoluir com inflamação e lesões inflamatórias como pápula, pústula ou nódulos.

Cuidados com a pele e orientações

Ao contrario do que pensamos,a lavagem excessiva e esfregar não impedirá e nem vai curar a acne, isso pode irritar a pele e fazer acne piorar. Dermatologistas recomendam lavar o rosto uma ou duas um dia com um limpador suave e agua morna. Isso ajuda a remover o excesso de sebo, o que é crucial para o controle da acne. Se você tem os cabelos oleosos, a lavagem diária irá reduzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com