Centro de Referência de Assistência Social
Por: argoim2023 • 24/4/2023 • Projeto de pesquisa • 731 Palavras (3 Páginas) • 65 Visualizações
A INTRUMENTALIDADE NA PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
Gemille dos Santos de Albuquerque²
Gersia da Silva Marques de Oliveira¹
Lázara Cerqueira Rebouças Gonçalves
Mônica da Silva Nogueira Rebouças
Sônia Costa dos Santos
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta uma análise dos instrumentos técnicos operativos utilizados pelo profissional de assistência social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de acordo as demandas apresentadas pela população usuária.
O serviço social é uma profissão de caráter, interventivo que atua mais diversos setores, como esfera publica privada e o terceiro setor, tendo sua profissão pautada pelos princípios e direitos assegurados pela constituição Federal de 1988 e tendo sua pratica profissional norteada pelo Código de Ética Lei 8662/93.
O assistente Social tem sua ação profissional voltada para a defesa e garantia dos direitos sociais para todos sem discriminação, além de viabilizar a melhoria das condições de vida, atua no enfrentamento das desigualdades sociais advindas da sociaedade capitalista ,para isso durante a sua pratica profissional ele utiliza dos diversos istrumentos tenicos ,para assim poder realizar suas intervencoes e intervir nas diversas sequelas da questão social.
Os instrumentos técnico-operativos são as ferramentas de trabalho de todo Assistente Social independente de seu espaço sócio - ocupacional, utilizados durante o seu fazer profissional ,onde de acordo com a demanda apresentada o Assistente Social faz uso dos instrumentais pois, cada instrumento possui uma finalidade , uma intencionalidade, um objeto quando for utilizado para que posso alcançar o objetivo de sua intervenção e intervir nas diversas expressões das questões social, agindo diretamente na vida do usuário.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O assistente social se legitima e estabelece seu fazer profissional na realização da dimensão técnica operativa, o profissional por meio dela constrói um conjunto de saberes, cria e recria um modo de intervir de realizar suas atribuições e competências, portanto a instrumentalidade possibilita o alcance dos objetivos na intervenção junto às demandas sociais, materializando a ação da sua prática profissional ,onde o processo de mediação executado pelo Assistente Social deve ser feito com clareza, baseado na realidade de suas demandas e compreender as relações sociais, utilizando instrumentais que dão significado às dimensões da profissão .
Como o assistente social fica em contato direto com usuários e utiliza instrumentos de coleta de dados para compreender a realidade na abordagem individual ou coletiva se faz necessário que a escolha dos instrumentos técnicos operativos utilizados durante o seu fazer profissional seja realizada de forma consciente e refletida não pode ser escolhido de forma aleatória.
A instrumentalidade, pela qual o Serviço Social consolida a sua natureza e explicita-se enquanto um ramo de especialização, ao mesmo tempo em que articula as dimensões instrumentais, técnica, ético-política, pedagógica, intelectual da profissão, possibilita não apenas que as teorias macroestruturais sejam remetidas à análise dos fenômenos, processos e prática sociais mas, objetiva essa compreensão por meio de ações competentes técnicas, intelectual e politicamente. (GUERRA, 1999 p.198 Apud. SILVA, 2017 pág. 52)
...