Cidadania
Trabalho Escolar: Cidadania. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbedo • 24/5/2013 • 347 Palavras (2 Páginas) • 635 Visualizações
“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.
(DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14)
A cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).
Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. É nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam.
O que muitos ainda não consegue compreender que a cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário,até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e lutar para que outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país sejam resolvidos.
A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre buscam mais direitos, maior liberdade, maiores garantias individuais e coletivas, e não se conformando frente às denominações, seja do próprio estado ou de outras instituições.
No Brasil ainda há muito que fazer em relação à questão da cidadania, apesar das extraordinárias conquistas dos direitos após o fim do regime militar.
Mesmo assim, a cidadania está muito distante de muitos brasileiros, pois a conquista de direitos políticos, sociais e civis não consegue ocultar o drama de milhares de pessoas em situação de miséria, altos índices de desemprego, da taxa significativa de analfabetos e semianalfabetos, sem falar do drama nacional das vitimas de violência particular e oficial. Por isso é preciso um pouco MAIS.
...