Ciência Política - Resposta Do Caso Concreto Das Semanas 1, 2, 3
Ensaios: Ciência Política - Resposta Do Caso Concreto Das Semanas 1, 2, 3. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aluyqueiroz • 20/8/2013 • 341 Palavras (2 Páginas) • 1.739 Visualizações
Ciencia Política - Semana I
Aula 1
Caso concreto
Tema: Espaço social da palavra e complexidade do campo político
Leia, atentamente, o trecho do texto. A experiência dos CIEPs, abaixo: Controvérsias em torno da legitimidade de uma Escola Nova de Adelia Maria Miglievich Ribeiro e Paulo Sérgio Ribeiro da Silva Jr, e responda:
1) Qual o espaço social da palavra política ele se refere?
O espaço politico e social que o texto se refere é a discussão, a reflexão e decisão sobre as politicas públicas educacionais.
2) A qual tipo de discurso político ele se refere? Justifique as suas respostas.
O tipo de discurso é de esquerda. Na ocasião que o CIEPs foi implementado no Rio de Janeiro, o Brasil estava no fim da ditadura, sendo assim, os CIEPs representavam uma educação de qualidade, libertação com condição de proporcionar as crianças no desenvolvimento pleno de suas capacidades.
Ciência Política - Semana II
AULA 2
Caso concreto
Tema: Retórica
Leia, atentamente, o trecho do verbete “Retórica” de Rafael Mario Iorio Filho, e responda:
1) O que você entendeu por retórica?
Retorica é a arte da palavra. Ela articula e organiza os recursos discursivos, no intuito de persuadir ou convencer um auditório de suas ideias ou proposições.
2) Qual é a importância da retórica para a política? Justifique as suas respostas.
A importância da retorica para a política é fundamental, pois na disputa de poder entre os sujeitos políticos, é esta técnica, ou melhor, o seu bom uso, que permitirá reconhecer e manipular as teses e estratégias no jogo pela busca de adesão e legitimidade.
Ciência Política - Semana 3
AULA 3
Caso concreto
Diferencie o conceito de pacto social em Hobbes , Locke e Rousseau.
Hobbes funda-se na ideia de segurança, pois parte do pressuposto que o governante oferece proteção.
Locke considera que todos os homens nascem livres e iguais e vivem em sociedade para atingir o bem comum dessa forma confiam que o estado é um direito como a vida a liberdade e os demais direitos naturais.
Russeau parte da ideia que um homem somente se realiza por meio da comunidade a qual cedem a sua individualidade prevalecendo os interesses da comunidade
...