Ciências Do Meio Ambiente-Definiçoes
Casos: Ciências Do Meio Ambiente-Definiçoes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabipv • 1/10/2014 • 512 Palavras (3 Páginas) • 264 Visualizações
Trabalho Ciências do ambiente
Definições
Ecologia pode ser entendida como uma ciência (ramo da biologia) que estuda a relação entre os seres vivos e suas interações com o meio ambiente, bem como a influência que cada um exerce sobre o outro. É uma palavra que deriva do grego, onde “oikos” significa casa e “logos” significa estudo. Ela que também e encarregada de estudar a abundância e distribuição dos seres vivos no planeta Terra.
O ecossistema pode ser definido como o conjunto de seres vivos e do meio ambiente em que eles vivem, e todas as interações desses organismos com o meio e entre si. Seus dois componentes básicos sao as comunidades vivas (biótico) e os elementos físicos e químicos do meio (abiótico). A parte biótica é formada por plantas, animais e microorganismos e a porção abiótica é o conjunto de nutrientes, água, ar, gases, minerais, energia e substâncias orgânicas e inorgânicas do meio ambiente.
Segundo a legislação brasileira considera-se impacto ambiental "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente, afetam: I - a saúde, a segurança e o bem estar da população; II - as atividades sociais e econômicas; III - a biota; IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e V - a qualidade dos recursos ambientais" (Resolução CONAMA 001, de 23.01.1986).
A degradação ambiental é um termo utilizado para qualificar os processos resultantes dos danos ao meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como a qualidade ou a capacidade produtiva dos recursos ambientais. "Degradação da qualidade ambiental - a alteração adversa das características do meio ambiente (Lei nº 6.938, de 31.08.81).
Poluição ambiental diz respeito à contaminação e/ou à degradação do meio ambiente. Em geral, por uma introdução pelo homem, direta ou indiretamente de substâncias ou energia no ambiente, provocando um efeito negativo no seu equilíbrio, causando assim danos na saúde, nos seres vivos e no ecossistema ali presente.
O desenvolvimento sustentável significa atender as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas. Portanto é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza (principalmente a água).
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Portanto para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.
Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento
...