Competências Profissionais
Seminário: Competências Profissionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edyzinho • 7/10/2014 • Seminário • 331 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis
Aula-tema 03: Contabilidade Geral
NOME EDIMAR BARDEMAKER DOS SANDOS
RA 3726705589
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
ANO DE 2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis
Aula-tema 03: Contabilidade Geral
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Competências Profissionais – Ciências Contábeis apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor (nome completo).
Anhanguera Educacional
ANO DE 2014
Em primeiro plano, cabe ressaltar que a Lei nº 6.404/76, que dispõe sobre as sociedades por ações é conhecida como Lei das S.A. e, que foi alterada pelas leis 11.638/07 e 11.941/09, esta lei define as demonstrações financeiras como sendo os relatórios contábeis que retratam o patrimônio da empresa, assim como a situação econômico-financeira. Salienta-se que as alterações provocadas pelas leis 11.638/07 e 11.941/09, tiveram impacto direto no que diz respeito à elaboração e publicação desses instrumentos.
Em um segundo momento, coloca-se em evidência de que a Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL, e a Demonstração do Valor Adicionado – DVA, tornaram-se obrigatórios após essas alterações.
Pode-se evidenciar que o principal objetivo da nova Lei, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2008, é a atualização das regras contábeis brasileiras e aprofundar a harmonização dessas regras com os pronunciamentos internacionais, em especial as emitidas pelo IASB, por meio dos IFRS.
Podemos ressaltar que as alterações provocadas pela Lei 11.638/07 teve impactos diretos nas empresas de grande porte no que tange à escrituração e elaboração de demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente.
Em última instância, coloca-se de que diante de todas essas mudanças existe uma grande necessidade que o profissional contabilista atualize-se constantemente para a realização correta de seu trabalho e que os escritórios de contabilidade acompanhem essas mudanças e adequem seus procedimentos a esta lei.
...