TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOENÇAS PROFISSIONAIS EM COMPUTAÇÃO

Monografias: DOENÇAS PROFISSIONAIS EM COMPUTAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  5.141 Palavras (21 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 21

Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1ºADS- NOITE

José

DOENÇAS PROFISSIONAIS EM COMPUTAÇÃO

Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1ºADS- NOITE

José

DOENÇAS PROFISSIONAIS EM COMPUTAÇÃO

Sumario

Introdução 4

1. Diferença entre doença profissional e doença do trabalho 5

2. Doenças ligadas aos profissionais da área de T.I 5

2.1.1 Stress 5

2.1.2 Obesidade 5

2.1.3 Trombose 6

2.1.4 Dores de Cabeça 6

2.1.5 Privação de Sono 6

2.1.6 LER (Lesão por Esforço Repetitivo) 7

2.1.7 DORT (Distúrbio Osteo - Muscular Relacionado ao Trabalho) 7

2.1.8. Problemas de Postura 8

2.1.9. Viroses e Infecções 8

2.2 Como evitar essas doenças? 8

3.Higiene e Segurança no Trabalho 9

3.1 Conceito de Higiene no Trabalho 10

3.1.1 Fases da higiene do trabalho 10

Concentração / intensidade e Tempo de exposição. 11

• Risco Potencial: 11

4. Acidente de Trabalho 12

5. Saúde no Trabalho 13

8. Estudo de caso I - Trabalhadora que adquiriu tendinite por esforço repetitivo receberá indenização 15

Estudo de Caso II - Seguradora deve indenizar por esforço repetitivo 16

9.Conclusão I 17

Conclusão II 17

10.Referências 18

Introdução

Este trabalho tem como objetivo, o estudo das doenças decorrentes do trabalho em relação aos profissionais de TI. Como também as formas de prevenção.

No trabalho foram acrescentado temas como medicina do trabalho e segurança do trabalho como também evidencio-se os riscos no trabalho(acidentes de trabalho),como também a saúde no trabalho,e também a inclusão de Estudos de Caso.

1. Diferença entre doença profissional e doença do trabalho

Segundo Katy Brianezi “A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar de determinada atividade sendo está constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica)”.Portanto Doença Profissional

é toda a lesão resultante da exposição prolongada e repetida que ocasione riscos aos profissionais envolvidos, habitualmente só perceptível ao decorrer do tempo.

“Porém a doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente (também constante da relação supracitada)”. Ex: Disacusia (surdez) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.Porém ambas são aplicadas aos casos de auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez.

2. Doenças ligadas aos profissionais da área de T.I

Segundo matéria da veja os Profissionais de TI é entre os 10 profissionais quem tem maior possibilidade de um ataque de nervos, estando a frente até mesmo de profissões consideradas extremamente estressantes como, controlador de trafego aéreo, jornalista, socorrista ,operador de telemarketing e ganhou até mesmo dos operadores de bolsa de valores.

2.1.1 Stress

Está comumente ligado aos profissionais de TI por decorrências de fatores como a grande exigência e cobrança e cima destes profissionais que tem que deixar tudo funcionando sem percas de arquivo. Porem mesmo assim, não importa o que ele faça para resolver o problema, ele vai se repetir, a culpa vai ser sempre dele, e ele vai ouvir alguém reclamando que precisa disto para ontem.

2.1.2 Obesidade

Também é um fator de risco para esses profissionais que ficam parados na frente do computador, que em conjunto com uma vida sedentária, a má alimentação, trabalha sobre pressão, muitas horas extras, e a soma desses fatores podem acarretar em obesidade. Porém é valido ressaltar que na verdade o maior fator de risco de obesidade é a falta de exercícios físicos. Duas a três horas de caminhada diária podem ser o suficiente para manter o peso.

2.1.3 Trombose

Pois profissionais de TI passam muito tempo sentados, na frente do computador, ou e podem desenvolver um grande risco de aparecimentos de trombose ou embolia. Este problema ocorre quando coágulos entopem veias das pernas (trombose) ou pulmões (embolia). Este tipo de coágulo aparece quando uma pessoa passa muito tempo sentada, e podem se alojar em lugares

perigosos.

Estudos recentes indicam que trabalhos sedentários aumentam consideravelmente o risco de trombose. A solução está em levantar regularmente, dar uma pequena caminhada pelo escritório,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com