Desafio Profissional
Ensaios: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gessejunior • 24/10/2014 • 1.397 Palavras (6 Páginas) • 288 Visualizações
Anhanguera Travessa São Pedro, 417 – Belém/Pa
Curso:
Ciências Contábeis 2º Semestre (1º Bimestre)
Disciplinas:
Teorias de Administração
Economia
Aluno: Gesse Gomes do Nascimento Junior
RA: 8528975793
Titulo:
Processo de Sucessão
(Indústria de Bebida Pira)
Tutor:
Andirá Triz
Belém 15 de Setembro de 2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho teve por objetivo discutir e refletir sobre os problemas ligados a sucessão das empresas familiares que podem colocá-las em risco de sobrevivência. Buscou-se também, apontar as possíveis ações preventivas que buscam facilitar o processo sucessório e minimizar os conflitos que emergem nessa fase importante, delicada e inevitável no ciclo de vida dessas organizações. A sucessão ocorre em todas as empresas familiares, pois envolve a transferência de poder e capital para as novas gerações. O ciclo de vida dessas empresas apresenta quatro fases distintas (fundação, crescimento, apogeu e declínio) e está atada diretamente a biologia individual de um fundador de sucesso que floresce e decai. A sobrevivência da empresa está ligada à capacidade da família em administrar suas relações com a firma e evitar as forças centrífugas na fase de sucessão. O ditado popular “pai rico, filho nobre e neto pobre” ilustra a situação que pode ser evitada se o processo sucessório for estrategicamente planejado e organizado. Envolvem-se nesse processo o sucedido, o sucessor, a família, a empresa, o mercado e a comunidade. Entre os problemas ligados a sucessão das empresas familiares destacam-se: a pouca atenção ao planejamento da sucessão pela maior parte dos empresários; a dificuldade do fundador em transferir o poder; divergências entre sucedido e sucessores; desinteresse ou pouco preparo dos sucessores para o negócio; número excessivo de sucessores; divergências ou rivalidade entre familiares; regras da família e da empresa se misturam ou não são claras; resistência dos funcionários quanto as futuras mudanças; finalmente, insegurança dos funcionários a respeito do futuro da empresa.
As possíveis ações preventivas que podem minimizar os conflitos envolvidos na fase de sucessão e aumentar as chances de sobrevivência das empresas familiares resumem-se no planejamento da sucessão e no preparo de todos envolvidos para a condução segura do processo (sucedido, sucessor, família e empresa).
Diante das circunstâncias que se encontra a Indústria de Bebidas Pira, em que seu presidente e fundador Dr. João, irá se aposentar, com isso torna necessária a escolha de um novo gestor, entre seus filhos Paulo e Iran.
O escritório de consultoria empresarial irá traçar o perfil da empresa e dos gestores e, a partir daí, sugerir as ações para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-la como referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.
O ATUAL ORGANOGRAMA RESUMIDO DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA
TABELA DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESSÊNCIAS DA GESTÃO
Competências e Habilidades do Gestor Paulo Iran
Conhecimento Profissional __ X
Ampliar Conhecimentos __ X
Disseminar Informações X __
Visão Global e Sistêmica __ X
Trabalho em Equipe X __
Liderança X X
Motivação __ X
Comunicação X X
Relacionamento Interpessoal X X
Resolução de Conflitos X __
Ética X X
Resiliência Emocional X __
Criatividade X X
Disposição para assumir riscos __ X
Inspirar Entusiasmo X X
Senso Crítico __ __
Proatividade __ X
Visionário __ X
Legenda: (X) competência e habilidade identificada; (—) deficiência de competência e habilidade.
No processo de sucessão, a análise das competências e habilidades de Paulo e Iran será decisiva para traçar o futuro da empresa. A partir da tabela anterior de competências e habilidades desenvolvidas, indicaremos aquelas que precisam ser aprimoradas nos futuros gestores, apresentando os argumentos para cada uma das competências e habilidades que são deficitárias.
Competências e
Habilidades Deficitárias Paulo Iran
1. Conhecimento Profissional X __ Paulo, sempre respeitou o conhecimento intuitivo e gerencial do pai e este foi um dos motivos pelo quais não buscou a qualificação profissional.
2. Ampliar Conhecimentos X __ Paulo, por conhecer bem o mercado e os clientes, e também por seguir a metodologia do Sr. João, tem dificuldades de aplicar o novo.
3. Disseminar Informações __ X Iran, apesar de buscar informações e conhecimentos, tem certa dificuldade de repassar os mesmos aos seus subordinados, centralizando assim as tarefas e ficando sobrecarregado.
4. Visão Global e Sistêmica X __ Paulo herda ainda a visão de seu pai, centrada na execução e fatores internos.
5. Trabalho em Equipe __ X Iran sempre teve o perfil mais reservado e, pelo fato de não se comunicar bem, tem problemas ao trabalhar em equipe.
6. Motivação X __ Paulo pelo fato trabalhar na empresa da família e sem um
...