Descobrindo A Latitude Local
Projeto de pesquisa: Descobrindo A Latitude Local. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leianacamargo • 22/11/2014 • Projeto de pesquisa • 964 Palavras (4 Páginas) • 244 Visualizações
DESCOBRINDO A LATITUDE LOCAL
Leiana Camargo¹, Valter Araujo2 e Vicente Pereira de Barros3
Introdução
O nosso trabalho consiste em determinar a latitude local através da observação da sombra e luminosidade do Sol durante o ano especialmente nos solstícios, equinócios e dias que o antecedem. Através do desenvolvimento de nossas pesquisas adotamos como objetivo principal, levar essa ideia para ser desenvolvido nas escolas públicas possibilitando a construção de uma dupla visão: local e global, para descrever e explicar a maioria dos fenômenos e conceitos de Astronomia observacional “a olho nu”. É um trabalho que possibilita e estimula a interdisciplinaridade, pois envolve conteúdos de várias disciplinas como a Geografia, Historia, Física e Matemática. O gnômon é uma ferramenta didática de grande potencialidade e riqueza conceitual, educativa e cultural, que possibilita a construção de aprendizagens significativas na área de Educação em Astronomia. Ele também é um dispositivo que permite mostrar, muitos conceitos essenciais para a Astronomia de posição e por estar diretamente ligado ao vivencial do aluno, envolvendo conhecimentos prévios e motivando o aluno a conhecer melhor o que está a sua volta.
Fundamentação Teórica
Estudos recentes indicam que não é interessante que a única fonte de informação do aluno seja o livro didático ou o professor [1]. É importante que o aluno visualize na pratica esses conceitos, podendo questionar e apresentar ideias baseados naquilo que faz parte de sua vivencia. Assim pode-se contribuir para a formação de um cidadão critico e participativo, e proporcionar um melhor letramento cientifico.
“A educação em Ciências deve proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolver capacidades que despertem a inquietação diante do desconhecido, buscando explicações lógicas e razoáveis, levando os alunos a desenvolverem atitudes críticas e realizar julgamentos de forma fundamentada em critérios relevantes oriundos de conhecimentos compartilhados por uma comunidade escolarizada”. [2] (BIZZO, 1998).
Segundo os PCNs: “É indispensável que a experimentação esteja sempre presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em Física, privilegiando-se o fazer, manusear, operar, agir, em diferentes formas e níveis. É dessa forma que se pode garantir a construção do conhecimento pelo próprio aluno, desenvolvendo sua curiosidade e o hábito de sempre indagar, evitando a aquisição do conhecimento científico como uma verdade estabelecida e inquestionável.” [3] (PCN+, 2002, p. 37).
Materiais e Métodos
Durante o equinócio as incidências dos raios solares na Terra são paralelas entre si e perpendiculares à superfície terrestre. A sombra de uma haste perpendicular ao solo formará um ângulo θ com a haste, que é equivalente a latitude.
Num modelo esférico da Terra, a latitude de um lugar é o ângulo que o raio que passa por esse lugar faz com o plano do equador. Uma vez que o raio de curvatura da esfera é aproximadamente constante, esta quantidade é também igual a medida angular do arco do meridiano entre o equador e o lugar.
O Gnômon é uma haste vertical que nos permite determinar a direção Leste-Oeste, determinar a latitude local, perpendicular a uma superfície plana. Na instalação do gnômon, procuramos uma área plana e iluminada pelo sol durante todo o dia, então o fixamos no chão.
De uma em uma hora fizemos as marcações das sombras da extremidade do gnômon (com uma pedra) no chão. Amarramos um fio de barbante em sua extremidade e levamos até a marcação da sombra (marcada pela pedra) e o prendemos no chão (com um prego). Os fios de barbante foram esticados da extremidade do gnômon até o solo representando os raios do sol e a linha reta formada no chão representam as sombras, como podemos observar na Figura 1.
Figura 1: Linha Leste-Oeste
Na Figura 1, podemos observar que se formaram figuras geométricas no plano. O ângulo que medimos, é formado pelo fio que representa a luz do Sol no plano do meridiano sobre o gnômon. O ângulo assim determinado corresponde à altura máxima angular do Sol no horizonte local, quando cruza o plano de meridiano (no instante do meio-dia solar
...