Desenvolvimento econômico
Por: arytuza • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 470 Palavras (2 Páginas) • 139 Visualizações
O subdesenvolvimento é um desequilíbrio na assimilação dos avanços tecnológicos produzidos pelo capitalismo industrial a favor das inovações que incidem diretamente sobre o estilo de vida. Essa proclividade à absorção de inovações nos padrões de consumo tem como contrapartida atraso na adoção de métodos produtivos mais eficazes. É que os dois processos de penetração de novas técnicas se apoiam no mesmo vetor que é acumulação. Nas economias desenvolvidas existe um paralelismo entre a acumulação nas forças produtivas e diretamente nos objetos de consumo. O crescimento de uma requer o avanço da outra. A raiz do subdesenvolvimento reside na desarticulação entre esses dois processos causados pela modernização (Furtado).
Vejamos agora conceitos dos tipos de índice:
PIB – método mede a atividade econômica do país, quando há queda nos trimestre, o país esta em recessão técnica.
Podemos citar países com o desenvolvimento tardio, como cita a APLT, no caso o Brasil esta neste grupo, juntos os países latinos e alguns do oriente.
Para comparar a evolução tardia dos países, foi cruzado o dinamismo e o PIB. Os estudos revelaram que em vinte anos, alguns países tiveram grande dinamismo e pouca articulação social.
[pic 1]
[pic 2]
Índice de Gini, é uma medida de concentração ou desigualdade social, seria o indicador de uma determinada classe de indústria, como um estado, uma região ou um país.
[pic 3]
[pic 4]
Observamos que o índice de Gini, o Brasil esta sempre abaixo na desigualdade social. (...No Relatório de Desenvolvimento Humano 2004, elaborado pelo Pnud, o Brasil aparece com Índice de 0,591, quase no final da lista de 127 países. Apenas sete nações apresentam maior concentração de renda; http://desafios.ipea.gov.br/).
A Curva de Lorez, índice gráfico para ordenação da população pela renda. (...compara distribuições com a mesma média, e essa coincidência de médias é uma hipótese demasiadamente forte. Shorrocks (1983) e Kakwani (1984) ; www.fgv.br/cps).
[pic 5]
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – Atualmente 63 países estão classificados como de desenvolvimento humano elevado, 83 como médio e 31 como de baixo desenvolvimento humano. O Brasil ocupa a 69ª posição nesse ranking (Relatório de Desenvolvimento humano 2006) (PLT. p. 40).
Percebemos que há muita desigualdade social e que muitos países vivem em condições de extrema pobreza, existem países que a expectativa de viva é de 81 anos, como no Japão, em contra partida na Suazilândia já é de 32 anos, isso nos da a ideia de como influi se o pais é mais rico ou não.
[pic 6]
Dentro do Brasil há uma grande divisão entre os estados, sobre o IDH. O Índice nos Estados do sul, sudeste e centro-oeste é bem mais baixo que os do norte e nordeste. Mesmo com programas do Governo, há muito a ser feito para o país acabar com a extrema pobreza. Isso porque a concentração econômica, a maior parte se situa nas regiões sul, sudeste e centro-oeste.
...