Desenvolvimento local e territorialização
Por: anavitoriajulia • 13/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.636 Palavras (11 Páginas) • 223 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
POLO DE VALPARAISO DE GOAIS
Curso Serviço Social – Sexto Semestre
Disciplina Política Social de Atenção a Criança, Adolescente e Idoso.
ATPS Política Social de Atenção a Criança, Adolescente e Idoso.
Nome | RA |
Ana Keila Martins de oliveira | 2314322947 |
Cleomar Socorro Medeiros Lima | 3345570783 |
Marcia Geane C. de Andrade | 1299715758 |
Ismael Vieira de Araújo | 2306310330 |
Roseane Silva Verneck | 4300066807 |
Profª. EaD: Ma:Edilene Xavier Rocha Garcia
Profª. Tutora Presencial. : Claudia de Sousa Lemes
Prof. Tutor a Distância: Msc. Rafael Aroni
Valparaiso / de Goiás
2013
Sumário
- Introdução................................................................................................................01
- Tema: Violência domestica contra criança e adolescente....................................02
- Justificativa..............................................................................................................03
- Resumo do artigo pesquisado................................................................................04
- Considerações finais...............................................................................................10
- Referência Bibliográfica.........................................................................................11
Introdução:
Este trabalho tem como fundamento mostrar como esta sendo os casos de violência contra a criação e o adolescente nos dias atuais, e o que tem contribuindo para que a mesma seja mais visível.
Para isso foi necessário fazemos um breve estudo do estatuto da Criança e do Adolescente, ECA mais precisamente do titulo I das disposições preliminares, ART. 5.
Veremos ainda quais os tipos de violência contra a criança e o adolescente, veremos ainda alguns reportagem de casos de violência contra a criança e adolescente que chocou o nosso pais.
Violência domestica contra a criança e adolescente
Estatuto da criança e do adolescente
Titulo I das Disposições preliminares
VIOLÊNCIA DOMESTICA CONTRA CRIANÇA E
ADOLESCENTE
Atualmente a violência domestica contra criança e adolescentes é um problema de enorme proporção, que atinge todos os países do mundo, esta presente em todas as culturas, classes sociais níveis de escolaridades, renda familiar e origem étnicas.
A violência contra criança e adolescentes não é uma expressão de modernidade; faz parte da própria historia cultural da sociedade desdês os tempos mais antigos de que se tem registro.
(FERREIRA, 1983, p9) o que tem contribuído para que hoje ela seja mais visível talvez seja o que deslandes chama de... Desenvolvimento de uma consciência social em torno do tema da proteção a infância.
(1994, p.178); e também a crescente mobilização em torno dos direitos humanos, nos últimos vintes anos, Daí não ser mais possível ignorar sua presença no cotidiano de milhares de crianças e adolescentes, o que demanda a concretização de propostas e programas de interdisciplinares, sensibilização, prevenção, e tratamento dos seus desastrosos efeitos, além da responsabilização e tratamentos de seus agentes, como uma tentativa de reduzir a sua incidência e de possibilitar o verdadeiro reconhecimento da criança e do adolescente como sujeito de direitos.
No inicio da década de 1990 com a aprovação do estatuto da criança e do adolescente que, fundamentado na doutrina de proteção integral, define a criança e o adolescente como pessoas em situação peculiar de desenvolvimento, devendo gozar de todos só direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, competindo à família, a sociedade em geral e ao estado, garanti-los. Mais se formos fazer um breve analise, veremos que a realidade vivenciada é tolamente diferente que apesar de muitas conquistas, ainda prevalece o senso comum, a ideia de que as crianças e os adolescentes são prioridades de seus pais ou responsáveis, que podem abusar do poder que lhes é conferido, sempre que acham necessário, com a conivência da sociedade.
A violência que os adultos, pais ou responsáveis, impõem aos seus filhos, visto como destituídos de valor e não merecedores dos direitos que lhes são conferidos, percebidos como objetos dos seus desejos, podendo ser manifesto através de imposições, indo desde ignorar suas necessidades – negligencia- até os abusos sexuais.
Segunda base legal, podemos observar no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em seu artigo 5º está expresso que: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”. Essa é uma das bases legais que protegem a criança e ou adolescentes.
Justificativa
È de fundamental importância que a sociedade olhe de forma humanizada para a questão da violência domestica contra criança e adolescente. Hoje no Brasil a violência, em diferentes formas, é um fenômeno que vem estabelecendo inúmeros fatores que atinge a realidade familiar de varias pessoas, compondo atualmente, grave ameaça à vida, conforme o conselho nacional dos direitos da criança e do adolescente (CONANDA). Anualmente, 6,5 milhões de crianças sofrem algum tipo de violência domestica no país, No Brasil, 18 mil crianças e adolescente são espancadas diariamente e 300 mil crianças e adolescentes são vitimas de incesto. E o que se tem, percebido é que cada vez mais aumenta a problemática da violência por causa do silencio da esfera familiar, tornando assim uma forte evidencia em nossa sociedade.
...