TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva

Dissertações: Educação Inclusiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  1.409 Visualizações

Página 1 de 2

Unidade-4

No que se refere à prevenção das deficiências, podemos observar a implicação de três tipos de prevenção: a prevenção primaria, a secundária e a terciária. A prevenção primária é, sem dúvida, a mais importante, pois, de acordo com a organização Mundial de Saúde (1980), 70% das causas de deficiência poderiam ser evitadas, possibilitando às pessoas uma melhor qualidade de vida. Já a prevenção secundaria visa retardar o progresso da doença, utilizando-se de um diagnóstico precoce e de tratamento imediato. Por ultimo, tem-se a prevenção terciária, que procura evitar a incapacidade total, quando já há alterações anatômicas e fisiológicas instaladas.

Respostas:

1) A prevenção primária , porque se o governo público olhasse mais para esses casos evitaria o aparecimento de deficiências, visto que poderia adotar medidas de proteção à criança e à sua mãe contra doenças provocadas de deficiências, dando orientações para reduzir casamentos consangüíneos, e acompanhamento pré-natal, e controle de uso de álcool e drogas pela mãe, e também melhoria na nutrição da mãe e da criança etc. Percebe- se então, que a preservação deve incluir a família, a escola, os serviços de saúde, os órgãos de comunicação e outros que envolvam a sociedade, visando a divulgação das informações e mudança de atitude social, uma vez que a prevenção primaria exige a organização de ações em programas integrados de educação e saúde, no sentido de tornar viável as considerações anteriores isso tudo tudo,podia acontecer se o governo desse mais atenção a esse fator.

2) Consideram-se os alunos com deficiência àqueles que têm Impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.

Percebe-se então que os alunos com transtorno globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Os alunos também com altas habilidades, superlotação e que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidades e artes. E também aqueles que apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.

Referências Bibliográficas

Cursos de graduação- EaD

Fundamentos da Educação Inclusiva-ProfªDr.Cristina Cinto Araújo Pedroso,

Prof.ªDrª.Juliane Aparecida de Paula Perez Campos e Prof.Ms. Juliana Cardoso de Melo Rocha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com