Eletroscópio
Pesquisas Acadêmicas: Eletroscópio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KarenMiranda • 3/3/2015 • 677 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
1. Introdução
No nosso dia a dia é comum sofrermos dação da força eletrostática, porém, não nos damos conta disso. O que pode ser visto apenas como uma brincadeira de criança ao ver os pelos do braço serem atraídos pela tela de uma televisão antiga, pode ser explicado pela física. Este relatório descreve como isso acontece, de forma simples e dinâmica, a qual contribui positivamente para o conhecimento didático e profissional, podendo ser aplicado em ambiente escolar.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Experiências demonstram também que há dois tipos de carga elétrica, chamadas por Benjamin Franklin (1706-1790) de positiva e negativa. Com base nas experiências e conclusões de Franklin, cargas iguais se repelem e cargas diferentes se atraem.
Quando dois corpos inicialmente neutros são carregados ao se esfregar entre si, não é criada carga no processo. Os corpos tornam-se carregados porque elétrons são transferidos de um corpo para o outro. Um corpo ganha uma quantidade de carga negativa dos elétrons transferidos para ele enquanto o outro perde uma quantidade igual de carga negativa e, consequentemente, fica com uma carga positiva.
Condutores são materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre e os isolantes são materiais nos quais as cargas elétricas não se deslocam livremente.
Processos de eletrização por atrito - Ocorre quando atritamos dois corpos de substâncias diferentes (ou não), inicialmente neutros, e haverá transferência de eletros de um corpo para o outro, de tal forma que um corpo fique eletrizado positivamente (cedeu elétrons), e outro corpo fique eletrizado negativamente (ganhou elétrons). A eletrização por atrito é mais forte atritamos um material com facilidade de receber elétrons com um que tenha facilidade de recebê-los.
Maior facilidade de obter carga positiva:
Pele humana seca
Couro
Pele de coelho
Vidro
Cabelo humano
Nylon
Lã
Chumbo
Pele de gato
Seda
Alumínio
Papel
Neutros:
Algodão
Aço
Maior facilidade de obter carga negativa
Madeira
Âmbar
Borracha Dura
Níquel e Cobre
Prata e Latão
Ouro e Platina
Poliéster
Isopor
Filme de PVC
Poliuretano
Polietileno
PVC
Teflon
Alguns materiais quando atritados aos pares (um contra o outro), geram mais cargas elétricas livres do que outros pares. Uma vez que a eletrização de um corpo nada mais é do que a quantidade de partículas carregadas em excesso na superfície do material desse corpo, oriundas do processo de atrito entende-se que existem certos materiais que tem maior tendência de fornecer elétrons (e assim tornarem-se positivamente eletrizados) ou de receber elétrons (e assim tornam-se negativamente eletrizados) do que outros. Essa tabela é denominada de série triboelétrica dos materiais.
3. Objetivo
Descrever o funcionamento do eletroscópio de folhas;
...