Enzima
Projeto de pesquisa: Enzima. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jacoadilson • 19/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.128 Palavras (9 Páginas) • 144 Visualizações
Faculdades integradas.
Farmácia
Carmen Britto / RA 2400002949
Keilly Ferreira / RA 6898502649
Milla de castro / RA 2400008334
George Luiz S. Rodriges / RA 6451308272
Patrícia Orias Hurtado / RA 2400005099
Sara Aline de Oliveira / RA 2400001532
Silas Moreira Santos / RA 6862469589
Pamela Almeida Lima / RA 2400008333
Relatórios de Titulação.
Guarulhos
2014
Faculdades integradas.
Farmácia
Carmen Britto / RA 2400002949
Milla de castro / RA 2400008334
Patrícia Orias Hurtado / RA 2400005099
Sara Aline de Oliveira / RA 2400001532
Silas Moreira santos / RA 6862469589
Enzimas; funções e finalidades clínicas; cinética enzimática.
Trabalho de avaliação e pesquisa de conhecimentos da matéria.
Faculdades Integradas Torricelli
Farmácia 3ª e 4ª semestre
Profª Luciana Neves
Guarulhos
2014
Objetivo
O objetivo deste trabalho é realizar pesquisa utilizando aplicação da bioquímica, critérios da físico-química, química analítica, farmacobotânica e biotecnologia a fim de conhecer as propriedades fitoterápicas, funções e finalidades clínicas e cinéticas enzimáticas da maçã e do quiabo como método de experimento comparativo.
Sumário
Resumo ------------------------------------------------------------------- 4
Introdução ---------------------------------------------------------------- 5
O quiabo como fitoterápico------------------------------------------- 6
Propriedades do quiabo ----------------------------------------------- 7
A maçã como fitoterápico ------------------------------------------------ 8
Propriedades da maçã ---------------------------- 9
------------------------------------------------------------------- 10
Conclusão ------------------------------------------------------------------- 11
Referencias Bibliográfica ------------------------------------------------- 12
Introdução
Todos estão familiarizados com a forma pela qual frutos e vegetais claros, como maçãs, bananas e batatas, tornam-se escurecidos quando suas superfícies entram em contato com o ar. As reações de escurecimento são alguns dos fenômenos mais importantes que ocorrem durante o processamento e armazenamento de alimentos. Estas reações, que provocam escurecimento dos alimentos, segundo Ribeiro e Seravalli (2007), podem ser oxidativas ou não oxidativas, sendo escurecimento oxidativo ou enzimático, uma reação entre o oxigênio e um substrato fenólico catalisado pela enzima polifenoloxidase e não envolve carboidratos. A deterioração de um alimento consiste geralmente em uma série de fenômenos fundamentais, seguidos cada um de fenômenos secundários, que, por sua vez, se manifestam como alterações dos atributos de qualidade. (FENNEMA, 2000). Nesse sentido, o autor aponta golpes ou injúrias nas frutas como um fenômeno primário que se segue de um fenômeno secundário, qual seja o rompimento das células que liberam enzimas e a acessibilidade ao oxigênio que acaba afetando a cor por meio do ‘escurecimento enzimático’.
Tecidos danificados pelo corte ou retirada da casca, pelo ataque de fungos ou machucados, facilitam o contato da enzima com o substrato. (COULTATE, 2004)
Apolifenoloxidase, também conhecida como catecol-oxidase, catecolase, oxidase difenol, fenolase e tirosinase, polifenolase, catecol oxidase, é encontrada na maioria das frutas e vegetais, sendo que a localização da enzima na célula vegetal depende da espécie, idade e grau de maturidade. (MAISTRO, 2001).
Em decorrência dessas ‘limitações’ dos tecidos vegetais, uma série de tratamentos são recomendados no sentido de inviabilizar o processo de escurecimento, como uso da técnica do branqueamento que segundo Silva (2000), é um tratamento térmico usualmente aplicado a vegetais antes do congelamento, desidratação ou enlatamento, com objetivo de inativação das enzimas; emprego de temperaturas para retardar a ação enzimática ou ainda usar ácido orgânico.
Diante do exposto, e da importância do fenômeno do escurecimento em tecidos vegetais, a presente prática laboratorial objetiva promover a observação da ocorrência do escurecimento enzimático em maçãs e batata inglesa, bem como meios possíveis para retardá-lo.
O quiabo como fitoterápico
Atualmente já existem varias pesquisas sobre o quiabo, e descobriu-se que além de ser um alimento saudável e muito nutritivo o quiabo também possui propriedades fitoterápicas, pois é anti-helmíntico, antiparasitário, demulcente e indicado como tratamento de várias enfermidades como a diarreia, disenteria, inflamações e irritação do estomago, rins e intestino.
Seu perfil nutricional é bem vantajoso, e apesar da textura grudenta, que pode ser facilmente removida de acordo com a forma de preparo, o quiabo fornece vários nutrientes importantíssimos à saúde. Por fornecer poucas calorias (100 gramas contém cerca de 30 kcal) o quiabo pode estar contido em dietas de restrições calóricas e com a vantagem de ser umalimento de fácil digestão.
Propriedades do quiabo
O quiabo é um fruto longo, seco, indeiscente, com formato cilíndrico e de coloração predominantemente esverdeada, de uma espécie de planta tropical e anual cujo nome científico é Abelmoschus esculentus. Esta planta, comumente conhecida como quiabeiro, possui caule semilenhoso, folhas verdes grandes, flores hermafroditas amarelas e
...