Enzimas de diagnóstico clínico
Projeto de pesquisa: Enzimas de diagnóstico clínico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gaby_torres • 26/6/2014 • Projeto de pesquisa • 289 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste nos estudos das enzimas e no diagnóstico clínico onde abordaremos algumas enzimas e seus respectivos diagnósticos.
As enzimas são catalisadores proteicos responsáveis pela maioria das reações químicas do organismo, sendo encontradas em todos os tecidos. De maneira geral, a concentração de enzimas no soro é baixa, podendo aumentar significativamente após uma lesão celular orgânica . na maioria dos casos patológicos em que ocorre elevação da concentração de enzimas, a causa é o aumento da permeabilidade da membrana por uma lesão ou necrose celular com as enzimas difundindo-se para os capilares e atingindo a corrente circulatória. Ocasionalmente os níveis aumentados de enzimas no soro são provocados por aumento na síntese enzimática intracelular com consequência difusão dessas enzimas para a circulação sanguínea.
Enzimas de diagnóstico clínico
As enzimas são proteínas com propriedades catalisadoras sobre as reações que ocorrem nos sistemas biológicos. Elas têm um elevado grau de especificidade sobre seus substratos acelerando reações específicas sem serem alteradas ou consumidas durante o processo. O estudo das enzimas tem imensa importância clínica. Em algumas doenças as atividades de certas enzimas são medidas, principalmente, no plasma sanguíneo, eritrócitos ou tecidos. Todas as enzimas presentes no corpo humano são sintetizadas intracelularmente.
A utilidade diagnóstica da medida das enzimas plasmáticas reside no fato que as alterações em suas atividades fornecem indicadores sensíveis de lesão ou proliferação celular. Estas modificações ajudam a detectar e, em alguns casos, localizar a lesão tecidual, monitorar o tratamento e o progresso da doença. No entanto, muitas vezes falta especificidade, isto é, existem dificuldades em relacionar a atividade enzimática aumentada com os tecidos lesados. Isto porque as enzimas não estão confinadas a tecidos ou órgãos específicos, pois estão grandemente distribuídas e suas atividades podem refletir desordens envolvendo vários tecidos
...