Ergonomia
Tese: Ergonomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: suzanesp • 11/11/2013 • Tese • 469 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
• ETAPA 1
Passo 1
Leitura sobre a história da Ergonomia.
Passo 2
1 Quais os principais objetivos da Ergonomia?
Adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos que se adéquam as características de cada pessoa; Aumentar a eficiência do trabalhador ao longo do tempo, pois trabalhador doente não gera lucro, e sim, prejuízo; Prevenção de acidentes e doenças profissionais, e sendo mais relacionadas a informática, doenças musculoesquelético; Redução da fadiga e desconforto físico e mental do trabalhador.
Todas estas, características, têm a função de proporcionar um aumento de produtividade, procurando não ultrapassar as capacidades do ser humano.
2 Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial?
A Ergonomia surge após a II guerra mundial, visando as falhas ocorridas na interface entre o homem e a maquina. Nasceu com o objetivo pratico de segurança, satisfação e bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos. Vem evoluindo ao passar dos anos com novas regras e com muita tecnologia.
3 Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem?
A Ergonomia se dividiu em três especializações: Ergonomia Física relacionada anatomia humana. Ergonomia Cognitiva refere-se aos processos mentais tais com percepção, memória, raciocínio e resposta motora. Ergonomia Organizacional concerne à otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processo.
4 No que consiste a abordagem macroergonômica?
Adequação organizacional voltada à concepção e gerenciamento das novas tecnologias. Sua aplicação evidencia interações no contexto social e organizacional para a melhor adequação do sistema de trabalho e concepção de novos sistemas. Para o processo de transformação de materiais (setor industrial) ou processamento de informações (setor de serviços) sua aplicação é conduzida dos níveis mais abrangentes (macro), até níveis mais restritos e pontuais do problema (micro).
5 Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da Ergonomia.
- Aproximar um instrumento de controle, elevar um plano de trabalho.
- Adquirir cadeiras ergonomicamente corretas.
- Remanejar os locais de armazenamento.
Passo 3
Conhecimentos sobre Ergonomia:
Oroaldo Prado, 60 anos, Gerente Financeiro:
Tais Ribeiro, 26 anos, Técnica Química: O técnico vai ver se esta tudo no lugar correto para não agredir o funcionário.
Regiane Lopes, 36 anos, Assistente de Logística: Serviço onde o responsável pela ergonomia e segurança do trabalho avalia se as máquinas e equipamentos estão devidamente organizados para não prejudicar a saúde do colaborador.
Meiri,
...