Ergonomia
Artigos Científicos: Ergonomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julieneapsantos • 12/3/2015 • 2.202 Palavras (9 Páginas) • 420 Visualizações
Questão 1 (2,0 pontos):
O presidente da empresa BB Brasil comprará terras no seu Estado, onde montará um megaindústria para a confecção de roupas destinadas a esportes radicais. Contudo, o presidente da BB Brasil gostaria que seus trabalhadores tivessem condições de trabalho adequadas. Para isso, convidou você, que estudou os fundamentos da ergonomia, para proferir uma palestra aos diretores e gerentes da futura indústria, no sentido de sensibilizá-los em direção aos benefícios da ergonomia.
A palestra a ser proferida por você terá como tema a seguinte definição de Ergonomia:
A ergonomia como uma ciência do trabalho requer que entendamos a atividade humana de trabalho em termos de esforço, pensamento, relacionamento e dedicação (W. Jastrzebowski, 1857).
Neste sentido, o presidente da empresa gostaria que você elaborasse um texto para que ele pudesse fazer sua avaliação antes do dia da palestra.
A partir dos seus estudos, realizados em Fundamentos de Ergonomia, e a partir da situação apresentada anteriormente, elabore o texto solicitado pelo presidente da BB Brasil, com pelo menos 30 linhas, envolvendo exemplos práticos pertinentes à indústria do vestuário no que tange à ergonomia e às condições adequadas de trabalho requeridas pela empresa.
Questão 01
Para iniciar a discussão sobre a Ergonomia é necessário atentar-se para alguns pontos, como: desde quando surgiu à ideia de Ergonomia, qual sua importância hoje em dia, quais benefícios pode trazer para trabalhador e para empresa, quais os principais riscos para o trabalhador e para a empresa e quais as consequências se a Ergonomia for deixada de lado.
A ergonomia é tão antiga quanto à humanidade, sua origem está intimamente ligada às intervenções do homem na natureza e ao desenvolvimento tecnológico. A ergonomia já se fazia presente no mundo desde a Pré-História, quando o homem fixava na ponta de uma vara uma lasca de pedra afiada ou procurava uma pedra do formato de sua mão para facilitar a caça, tornando-a mais confortável, segura e eficaz. Inconscientemente, nessa época já se praticava a ergonomia, com base nisso pode se entender que a Ergonomia é algo intrínseco na raça humana.
Os primeiros estudos sobre o benefício da ergonomia no meio industrial cita-se Thomas Newcomen que em 1712 instalou uma máquina a vapor para drenar água acumulada nas minas, essa invenção buscava melhorar a produtividade e a minimizar os esforços dos trabalhadores. Com mais de 300 anos o estudo e práticas só aumentaram e aprimoraram-se para garantir as melhores condições de saúde, segurança e condições de trabalho a todos.
Para entender melhor o estudo da Ergonomia e como pode ser aplicada nas fábricas de costuras, pode-se dividir em dois estudos, que são: a Ergonomia Física e a Cognitiva.
A Ergonomia Física tem como objetivo verificar quais são as melhores condições físicas aos trabalhadores, como layout das máquinas de costuras, a fim de melhorar o fluxo da entrada da matéria prima, a saída do produto já finalizado e por fim o cuidado com os retalhos e sobras acumuladas em cada estação. Outra preocupação são os mobiliários que devem estar adequados aos diferentes tamanhos dos trabalhadores, as condições ambientais, que envolvem, por exemplo, a iluminação, o nível de pressão sonora, a temperatura, umidade, etc., todos esses fatores são indispensáveis para alcançar melhor rendimento da produção.
A ergonomia Cognitiva refere-se aos processos mentais, como percepção memória e raciocínio, trata-se do cuidado para não demandar a mente dos trabalhadores, os quais não se tornarem apenas executantes realizar sempre o mesmo tipo de costura na mesma máquina todos os dias, mas ao contrário treinar ceder autonomia para descriminar, tratar e tomar decisões sobre seu trabalho. A Ergonomia Cognitiva visa também adequar as exigências cognitivas das tarefas aos limites e às capacidades da mente, por meio de projetos de softwares amigáveis, programas de formação, sistemas automatizados confiáveis e entre outros.
As principais vantagens de investir em um programa de ergonomia implementada na empresa, pode-se destacar o aumento na produtividade, eliminando tempos desnecessários por problemas de trabalhadores doentes, garantindo a minimização dos ricos para empregador e ajuda a organização a estabelecer uma imagem responsável no mercado onde atua.
Para finalizar a Ergonomia tem como finalidade principal o estudo ergonômico que visa melhorar as condições de trabalho, dentro dos limites considerados aceitáveis para a produção.
Questão 2 (1,5 ponto):
Acesse o link abaixo e leia o artigo indicado na referência. O texto também se encontra disponível na Midiateca.
Referência:
LIMA, R. M. R.; FILHO, E. R. A contribuição da análise ergonômica ao projeto do produto voltado para a reciclagem. Revista Produção, v. 13, n. 2, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prod/v13n2/v13n2a08.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2013.
Com base em seus estudos e a partir do artigo “A contribuição da análise ergonômica ao projeto do produto voltado para a reciclagem” de Lima e Filho (2003), indicado anteriormente, identifique e descreva (em pelo menos em 10 linhas) as contribuições das ações da ergonomia em direção ao desenvolvimento sustentável nos âmbitos social (condições de trabalho), ambiental e econômico.
Questão 02
A aplicação dos conhecimentos de ergonomia será de grande contribuição para a melhoria nas condições de trabalho dos profissionais que desmontam os produtos reciclados, tanto no ambiente de saúde, social e de produtividade, no artigo proposto fica evidenciado o trabalho da desmontagem de garrafas pet e destaca que suas maiores dificuldades são as retiradas do lacre e rótulo.
Usando a aplicação da ergonomia numa linha de produção de reciclados alguns detalhes importantes devem se levados em conta para melhorar e facilitar ao máximo o trabalho. Uma esteira deve ser colocada no centro da fábrica com intuito de facilitar o deslocamento do material até o operador, evitando deslocamento e trabalho desnecessário, esta esteira deve obedecer à altura regulamentada, o trabalhador deve ter uma cadeira para intercalar no período de sua jornada de trabalho, posição sentado e em pé, a iluminação, a temperatura e ruídos também devem ser cuidadosamente verificados e regulamentados.
O ponto crítico
...