Estágio no CRESS
Por: 23092012 • 30/6/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.086 Palavras (5 Páginas) • 196 Visualizações
PLANO DE ESTÁGIO
1 – IDENTIFICAÇÃO DO ACADÊMICO
Nome:_Nathália Ribeiro Rocha____________________________________RGM: __183.1984__________
Nível de estágio:___1°____ Semestre: _____5°_________Telefone:__94-99158-8527__________________
E-mail: _nathaliarocha02@gmail.com________________________________________________________
Nome do supervisor pedagógico:____ Luciana Henrichsen Schimitt________________________________
Polo de Apoio Educacional: _Ourilândia do Norte – Escola 100___________________________________
2 – DO CAMPO SÓCIO OCUPACIONAL
Local:_ Centro de Referência Especializada de Assistência Social_Maria Edite Wobeto Corravetta
Fone:_ 94) 3433-3757______
Rua: __Rua do Café_______________Bairro___Morumbi_____________________________________
Cidade:__Tucumã______UF: ____PA_________CEP:__68385-000_________________________
Supervisor de Campo: _Anailza Soares Pereira__________________CRESS: ___7820_______________
3. PROGRAMAÇÃO DE ESTÁGIO
Período de realização do estágio:
Dia (s) da semana:_Segunda-feira a Sexta-feira_ horário:___________ 6hrs_______________
Data do início: ___13/09/2016____________término: ___________14/11/2016____________________
4. DESENVOLVIMENTO
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS constitui-se numa unidade pública estatal, de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com os seus direitos violados, promovendo a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para os seus usuários, envolvendo um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado especializado.
Nesta perspectiva, o CREAS deve articular os serviços de média complexidade e operar a referência e a contra referência com a rede de serviços sócio assistenciais da proteção social básica e especial, com as demais políticas públicas e demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos2 e movimentos sociais. Para tanto, é importante estabelecer mecanismos de articulação permanente, como reuniões, encontros ou outras instâncias para discussão, acompanhamento e avaliação das ações, inclusive as Inter setoriais. Na implantação do SUAS, o CREAS, neste primeiro momento, prestará atendimento às situações de risco e violação de direitos de crianças e adolescentes e atendimento a adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa em meio aberto (L.A e PSC), direcionando o foco das ações para a família, na perspectiva de potencializar sua capacidade de proteção a suas crianças e adolescentes. Cada município verificará a possibilidade de ampliação gradual dos serviços, de modo a abarcar outras situações de risco ou violação de direitos (com relação às pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, população de rua, entre outras).
- Caracterização geral da instituição (ex. CRAS, CREAS, CCI, APAE etc...) serviços prestados e usuários atendidos.
O primeiro é o serviço de proteção social aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Neste serviço, adolescentes e jovens em conflito com a lei, cumprindo medida socioeducativa, serão acompanhados pela equipe técnica do CREAS, a fim de construir e reconstruir seus projetos de vida, rompendo com a prática do ato infracional.
A Assistente Social que atua nesta instituição, é uma profissional qualificada que desenvolve o seu trabalho de acordo com as normas necessárias, é competente e muito atenciosa com os usuários, realizar a prestação de serviços sociais. Os instrumentos utilizados pelo o mesmo são:
- Fichas para triagens;
- Relatórios;
- Visitas domiciliares;
- Prontuário SUAS;
- Fichas de cadastro;
- Descrição da atuação do Assistente Social na instituição e seus instrumentos utilizados no exercício profissional.
A utilização dos instrumentos no cotidiano da prática profissional é um fator importante para o assistente social, pode ser visto como estratégia para a realização de uma ação na prática profissional. As visitas domiciliares auxilia no acompanhamento relacionados as condições de moradia, saúde, a fim de elaborar o relatório de visita domiciliar e emissão de parecer social, os relatórios são bastante utilizados na prática profissional, por que serve como registro importante capaz de subsidiar decisões, o prontuário do SUAS contribuir para a organização e qualificação do conjunto de informações necessárias ao diagnóstico, planejamento e acompanhamento do trabalho social realizado com as famílias/indivíduos. Todos os instrumentos utilizados pelo o profissional é de grande importância para a sua prática.
...