Exercício Sobre Controle De Qualidade
Ensaios: Exercício Sobre Controle De Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cladjane10 • 29/6/2013 • 1.536 Palavras (7 Páginas) • 3.769 Visualizações
1) Por que é difícil definir qualidade?
A qualidade pode definida de várias maneiras, pois a qualidade de um produto pode ser avaliada sob diferentes pontos de vista. Isso leva a entender que a qualidade é uma entidade multifacetada, por isso é difícil definí-la.
2) Discurse rapidamente acerca das oito dimensões da qualidade. Essas definições melhoram nosso entendimento sobre qualidade?
1. Desempenho – capacidade de o produto realizar as funções para o qual foi criado, e o qual bem ele as desempenhará;
2. Confiabilidade – freqüência de falha que o produto apresenta ao longo de sua vida útil, havendo necessidade de reparos;
3. Durabilidade – tempo de vida útil do produto;
4. Assistência técnica – disponibilidade e facilidade de serviços especializados em consertos e manutenção do produto, de forma rápida e econômica;
5. Estética – características visuais do produto, como cor, forma, embalagens alternativas e aspectos sensoriais do produto;
6. Características – características adicionais que um produto apresenta além do desempenho básico dos concorrentes;
7. Qualidade percebida – reputação do produto ou da companhia no mercado consumidor;
8. Conformidade com especificações – conformidade do produto com as pretensões do projetista, ou seja, o produto apresenta exatamente as especificações a ele destinadas.
Essas definições melhoram o nosso entendimento sobre qualidade, pois mostram que a definição de qualidade envolve a investigação de oito características, chamas dimensões da qualidade.
3) Selecione um produto ou serviço específico e discuta como as oito dimensões da qualidade impactam sua aceitação global pelos consumidores.
Resp.: Notebook. A partir das oito dimensões da qualidade, veremos que este produto é bem aceito pelos consumidores:
1. Desempenho – excelente, processa dados e programas com rapidez e alta resolução de interface gráfica;
2. Confiabilidade – alta, pois a necessidade de reparo é quase inexistente, e a manutenção é mínima;
3. Durabilidade – funciona perfeitamente por logo período de tempo;
4. Assistência técnica – especializada, acessível, e ágil na entrega;
5. Estética – leve, fino, disponível em várias cores e tamanhos de tela;
6. Características – projeta imagens em 3D, e resolução em LED, processador dual core, memória RAM e de HD de alta capacidade;
7. Qualidade percebida – ótima reputação do produto e da companhia no mercado consumidor;
8. Conformidade com especificações – especificações em total conformidade com as pretensões do projetista.
4) Existe alguma diferença entre qualidade para um produto de manufatura e qualidade para um serviço? Dê alguns exemplos específicos.
Resp.: Sim. Para um produto manufaturado, a qualidade consiste em os componentes ou as submontagens do produto final estar de acordo com as especificações, e apresentar as medidas desejadas para as características de qualidade; enquanto que, para um serviço, a qualidade corresponde ao tempo máximo necessário para processar uma ordem ou providenciar uma tarefa particular. Por exemplo, se uma determinada peça de um carro estiver um pouquinho maior ou menor que o pretendido, ou seja, se não estiver exatamente conforme as especificações do projeto, este componente não se ajustará adequadamente no processo de montagem, e o carro não apresentará o desempenho pretendido, consequentemente, a sua qualidade diminuirá. Já no caso de uma companhia decorreios, por exemplo, a sua qualidade será definida pela agilidade na entrega das correspondências.
5) É possível que um entendimento sobre a natureza multidimensional da qualidade leve a produtos com melhores designs ou melhores serviços?
O entendimento da natureza multidimensional da qualidade proporciona uma maior precisão na avaliação e comparação da qualidade de um produto ou serviço. Mas na verdade, são os métodos estatísticos que desempenham um importante papel central nos esforços para o controle e a melhoria da qualidade dos produtos e serviços.
6) Quais são os consumidores internos de um negócio? Por que eles são tão importantes na perspectiva da qualidade?
O consumidor interno são os funcionários do negócio. E são importantes na perspectiva da qualidade porque são os responsáveis em interagir com os clientes externos, sejam fornecedores ou consumidores dos seus produtos e serviços, ou seja são o instrumento para que o alvo seja plenamente atingido.
7) A filosofia “Deming” é mais ou menos focada nos métodos estatísticos que “Juran”?
A filosofia Demming enfatiza mais os métodos estatísticos que Juran.
8) Qual é a trilogia Juran?
A trilogia da qualidade, um dos pontos básicos da filosofia do Juran (1988) consiste em: planejar, controlar e melhorar a qualidade.
9) Quais são as três ferramentas técnicas primárias usadas no controle e melhoria da qualidade?
São: controle estatístico do processo, planejamento de experimentos e amostragem de aceitação.
10) Distinga planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle e melhoria da qualidade.
Planejamento da qualidade é a atividade de desenvolvimento de produtos, processos e serviços que atendam as necessidades dos clientes (externo e interno). E passa pelas seguintes fases:
Determinar que são os clientes,
Determinar suas necessidades,
Desenvolver produtos e serviços que atendam essas necessidades,
Desenvolver processos capazes de atender essas características,
Transferir o processo e o projeto para o pessoal operacional
Garantia
...