TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimente com uma maçã

Projeto de pesquisa: Experimente com uma maçã. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Experiência com a maçã

Neste trabalho falaremos quais os fatores como pH, temperatura e pressão podem alterar as quantidades de ações e de separação de mistura de biomoléculas em alimentos, para isso usaremos uma maçã e uma abobrinha verde relacionada a enzimas e a união delas ao oxigênio para explicarmos as alterações que ocorrem nos alimentos. As formas das proteínas podem ser alteradas devido ao grau de acidez do meio. A escala de pH vai de 0 a 14 e mede a concentração relativa de íons hidrogênio (H+) em um determinado meio. O valor 7 apresenta um meio neutro, nem ácido nem básico. Valores próximos de 0 são os mais ácidos e os próximos de 14 são os mais básicos (alcalinos). A temperatura também pode influenciar na oxidação dos alimentos que contém enzimas. Iremos analisar também nomenclatura. Explicaremos como isso ocorre e quais são os tipos de fatores.

Desenvolvimento

Etapa 02

Passo 2

Com o auxílio de uma faca, os alimentos (maçã e abobrinha verde) devem ser cortados ao meio e deixados expostos (cobertos por uma rede fina – filó) por pelo menos uma hora. Antes da exposição, deve-se registrar através de fotos, os alimentos. Por estarem protegidos contra insetos e não serem conduzidos a nenhuma exposição de produtos químicos, os alimentos podem ser consumidos após observação, evitando assim desperdícios.

Passo 3

Após uma hora de exposição dos alimentos devidamente protegidos, os acadêmicos devem anotar e registrar (através de fotografias) o observado, respondendo as seguintes questões: O alimento alterou sua coloração e estrutura? Se sim, por qual motivo?

Após 1 hora de cortar as frutas a maçã ficou marrom e a abobrinha não.

A reação de escurecimento enzimático na maçã é uma reação de oxidação em que na polpa da maçã há enzimas. Quando a fruta é cortada, libera uma enzima chamada polifenoloxidase que também está presente em outras frutas, como a pêra, banana e a batata. Essa enzima que é a polifenoloxidase reage com o oxigênio do ar formando um composto incolor benzoquinona e água, que reagem entre si lentamente e formando a melanina que gera a cor marrom

Mudanças nas propriedades dos alimentos

Essas alterações podemser: Microbianas; Físicas ou mecânicas; Químicas; Bioquímicas ou enzimáticas e por ataque de insetos ou roedores.

As alterações microbianas são visíveis como bolores ou apodrecimento de parte de frutas e vegetais; também no gosto, cheiro ou textura. As alterações físicas ou mecânicas são alterações causadas por choques ou pressões físicas ou mecânicas um exemplo é o amassamento de latas em conserva, rachadura na casca de ovo, queimadura de vegetal pelo frio ou desidratação, perda de umidade por evaporação da água de constituição etc. Alterações Químicas, por ranço oxidativo ou auto-oxidação de cadeias insaturadas dos ácidos graxos se rompem viram peróxidos, que vira aldeídos, álcool, cetonas, hidrocarbonetos de odor desagradável. O ranço oxidativo é acelerado por oxigênio, luz, temperatura, metais, enzimas (lipoxidase), presença de oxidantes naturais. Alterações bioquímicas ou enzimáticas ocorrem na mudança de cor (clorofila e carotenoides); no escurecimento (no descasque de batata, banana, pera etc.); ranço hidrolítico (liberação do ácido butírico da manteiga); variações no gosto ou no aroma; perda de textura (amolecimento do tomate com maturação avançada); perdas no valor nutritivo (em proteínas e vitaminas).

Alta pressão pode desnaturar proteínas, solidificar lipídeos e quebrar biomembranas. Pode modificar a estrutura de proteínas e músculo, e afetar a gelatinização do amido. Assim, embora a alta pressão seja conhecida comercialmente somente como uma técnica de preservação, tem enorme potencialidade como uma ferramenta de modificação da textura dos alimentos.

Conclusão

Concluímos que as alterações que ocorrem nos alimentos podem ser através de vários fatores como microbianas, físicas, mecânicas, químicas, bioquímicas ou enzimáticas. A alta pressão pode desnaturar proteínas, solidificar lipídeos e quebrar biomembranas. Frutas que possuem as enzimas de polifenoloxidase quando reagem com o oxigênio lentamente forma uma coloração como pudemos observar na maçã. Além disso combate a diarréia, estomacal, combate as afecções das vias respiratórias.Alimento para o cérebro,fortalece a memória (ácido fosfórico).

Introdução

Experiência com a abobrinha verde

Nesta outra parte do trabalho explicaremos a outra parte da experiência realizada com a abobrinha verde. Nesta parte estudaremos o resultado obtido ao deixar a abobrinha exposta e nela veremos que o resultado final é muito diferente da maça, pois esta possui enzimas anti oxidantes que apesar da temperatura não sofre alterações. Para cada tipo de enzima existe uma temperatura ótima, na qual a velocidade da reação é máxima, permitindo o maior número possível de colisões moleculares sem desnaturar a enzima. A maioria das enzimas humanas, têm sua temperatura ótima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com