FOLHA DE PAGAMENTO
Trabalho Escolar: FOLHA DE PAGAMENTO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JInacio • 5/5/2014 • 3.111 Palavras (13 Páginas) • 357 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
No texto a seguir, vamos poder entender melhor o contexto empresarial. Vamos ficar conhecendo as principais mudanças ao longo do tempo, vamos apresentar conceito de Patrimônio segundo alguns autores
Vamos falar sobre análise de mercado, demanda, oferta e equilíbrio de mercado, estruturas de mercado e Contabilidade Social.
Para que uma organização possa permanecer no mercado e ser competitiva, é preciso que seja bem administrada.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceito de funções administrativas
Administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.
As teorias administrativas são modelos que mostram como a administração pode ser exercida de maneira eficiente dentro das organizações.
Para atingir os objetivos, a administração deve ser exercida de forma eficaz e eficiente. A eficácia está relacionada com atingir objetivos. A eficiência compreende atingir os objetivos com a melhor utilização dos recursos, que incluem os financeiros, de tempo, de pessoas e de materiais, ou seja, é a melhor maneira de se fazer algo.
A administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto dos seus membros.
planejado, organizado e dirigido.
As origens das teorias administrativas remontam a um passado muito distante. As primeiras contribuições como não poderia deixar de ser, são provenientes de praticantes e não de teóricos.
Destacam-se, desde o início da civilização, contribuições que, embora esparsas, marcaram significativamente o desenvolvimento dessas teorias, apesar de que a prática administrativa, bem como a coordenação entre os estudos de praticantes e teóricos, sejam uma característica de tempos mais recentes.
Embora a administração tenha surgido como ciência somente no século xx, encontramos na antiguidade obras que demonstram a utilização de estruturas organizadas para sua execução, como as pirâmides do Egito, as cidades, e a administração de impérios.
Durante toda a sua longa história até meados do século XVIII, as empresas se desenvolveram com muita lentidão. Apesar de sempre ter existido o trabalho organizado e dirigido na história da humanidade, a história das empresas, e, sobretudo a história da sua administração, são um capítulo da história contemporânea. Uns do grande marcos para a administração foi, sem dúvida, a revolução Industrial, pois a invenção da máquina a vapor possibilitou o surgimento de uma nova forma de organização do trabalho, como destaca Chiavenato (2000, p.30).
De modo coincidente, os primeiros escritos dedicados à Administração mostram o ano de 1776 como o marco de revolução no campo das técnicas que levaram ao estudo da Administração como Ciência e não mais como algo que surge de modo empírico. Foi a partir de então que se iniciou uma conscientização de que a Administração era essencial a toda a atividade de cooperação organizada, bem como a todos os seus níveis.
2.2 Conceito de Patrimônio
Então o patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade, e constitui um meio necessário para a realização dos objetivos das entidades.
Conceito, objeto e objetivo da contabilidade. Para conceituar contabilidade é necessário pensar no patrimônio, pois no patrimônio das entidades está a razão de ser da contabilidade e patrimônio, segundo Padoveze (2000, p. 36) “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém.[...]”. O sistema de informação que tem como objetivo o controle do patrimônio de uma entidade.
Para D´Áurea “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”. Para Eldon S. Hendriksen apud Padoveze (2000, p. 49) a
“contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para
propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que
necessitam fiar-se nos relatórios externos”. D’Áuria, representante da escola italiana de contabilidade enfatiza a contabilidade como ciência enquanto Hendriksen, da escola norte-americana a trata como um processo de informação, enquanto o primeiro evidencia o controle patrimonial o segundo evidencia a informação.
De uma forma mais prática podemos dizer que a contabilidade é um
sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações
gerenciais dentro da gestão empresarial. De uma forma bem sintetizada pode-se afirmar que o Patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade.
2.3 Fontes (origens) de recursos
Capital Social financeiramente ou contabilmente conceituando, é a parcela do patrimônio liquido uma empresa ou entidade oriunda de investimento na forma de ações (se for sociedade anônima) ou quotas (se for uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada) efetuado na companhia pelos proprietários ou acionistas, o qual abrange não somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas também os valores obtidos pela empresa e que, por decisão dos acionistas ou proprietários, são incorporados no capital social .
Em alguns balanços de empresas brasileiras publicados no mercado, a parcela dos chamados "acionistas minoritários" não é mostrada como componente do Capital Social, mas parte do exigível a longo prazo.
As contas contábeis analíticas do capital social podem ser de cinco tipos:
• Capital social autorizado (conta de controle)
• Capital social subscrito (conta patrimonial)
• Capital social a subscrever (conta de controle)
• Capital social integralizado (conta patrimonial): Valores já efetivamente enviados para a entidade.
• Capital
...