TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falta De água

Monografias: Falta De água. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

A água representa para a humanidade pelo menos quatro aspectos de significados importantes, são eles transporte, geração de energia elétrica, irrigação e fonte de alimentos.

Aproximadamente três quartos de água cobrem a superfície do nosso planeta. O volume de água existente na Terra é de quase um milhão e meio de Km3, dos quais 95,5% são de águas do mar (salgada) e 2,2% são das calotas polares e geleiras, restando apenas 2,3% de água potável para utilização, incluindo aquela dos lagos, cursos d'água e da atmosfera, mas principalmente a água do solo e subsolo. Esta é a água que sustenta a vida na Terra; "Terra, planeta água", como diz a canção.

Em meados dos anos 90, quando cursava o colegial (atual ensino médio), lembro de ter assistido uma aula de geografia sobre ecologia e a água, meu professor da época falava sobre o abastecimento de água em São Paulo e da importância da proteção dos mananciais da região metropolitana, também falou que no século XXI a escassez de água seria o principal problema a ser enfrentado pela humanidade, sendo que, segundo dados da época, a crise no abastecimento de água poderia matar de sede 25 milhões de pessoas no mundo, e dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) também mostravam que 80% das doenças, principalmente em crianças, são provocados por falta de água limpa, devido a rios poluídos, sem vida.

A crise começa a sinalizar sua gravidade nos dias atuais com notícias quase que diárias sobre o racionamento de água, escassez de chuva e poluição dos lençóis freáticos.

Existem muitos tipos de poluição da água, os principais são: a poluição por agrotóxicos não biodegradáveis, que usados de modo incorreto acabam contaminado não somente os alimentos cultivados mas também os rios e mares (os agrotóxicos se acumulam no decorrer da cadeia alimentar, sendo que esses alimentos são os principais causadores de câncer em países do terceiro mundo); poluição por metais pesados liberados pela atividade industrial química e metalúrgica, que também se acumulam no decorrer da cadeia alimentar, eliminando e contaminando os peixes, deixando-os impróprios para o consumo; poluição térmica, água aquecida liberada por usinas nucleares de eletricidade, que causa o aumento do número de microorganismos e a diminuição da solubilidade de gases na água, principalmente oxigênio, impossibilitando a vida aquática; poluição por nitratos e fosfatos que são usados em adubos químicos e na formulação de detergentes domésticos, que também são nutrientes para os microorganismos aquáticos; e poluição por materiais orgânicos, que normalmente é o esgoto doméstico, que também faz aumentar os nutrientes na água, aumentando os microorganismos que consomem o oxigênio, impossibilitando a vida, resistindo apenas bactérias anaeróbicas. Este último tipo de poluição ocorre, por exemplo, no rio Tietê, no trecho metropolitano de São Paulo.

Como se pode constatar poluir é muito fácil, mas preservar e cuidar do meio é trabalho árduo e diário. A tarefa de tratamento dos esgotos domésticos e industriais da cidade de São Paulo é tarefa da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) com suas estações de tratamento e o trabalho de recuperação dos rios e mananciais, porém a prevenção e proteção depende de todos os cidadãos brasileiros, e principalmente que o governo adote uma postura ecológica mais adequada.

O crescimento descontrolado e sem planejamento das cidades, principalmente na cidade de São Paulo, fez com que as pessoas de baixa renda fossem empurradas para as regiões periféricas, onde construíram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com