Fichamento: Movimentos Sociais
Por: Braulina Aurora Baniwa • 28/6/2017 • Resenha • 444 Palavras (2 Páginas) • 362 Visualizações
Página 1 de 2
Universidade de Brasília
Instituto de Ciências Humanas
Departamento de Serviço Social
Movimentos Sociais 1/2017
Aluna: Debora Barros dos Santos
Matrícula: 150123043
Movimentos sociais
MEDEIROS, Leonildes. Os movimentos sociais como campo de pesquisa nas ciências sociais. Revista mundo dos trabalhos, vol. 4, no. 7, jan-jun 2012, pp. 7 – 31.
- Mapeamento de temas de pesquisa sobre movimentos sociais.
- Capacidade de mobilização de diversos seguimentos a respeito de diversos temas
- Crescimento das articulações entre organizações
- Debates sobre a relevância dos movimentos sociais alem do que Melucci chama de "miopia do visível"
- "velhos" e "novos" movimentos sociais. As formas formais de mobilizações ou "velhos" movimentos, como o partido e o sindicato, apesar de ainda presentes, foram sendo superados por outras formas de movimentos, ou "novos" movimentos, como o movimento negro, de mulheres, de estudantes, de trabalhadores do campo, de indígenas, com demandas mais amplas e questões que não são ligadas apenas a produção e trabalho e não podiam ser explicadas em termos classistas, necessitando então de novos instrumentos teóricos.
- "A luta ideológica é uma luta a respeito de classes antes de ser uma luta entre classes [...] o próprio direito de organizar-se é um efeito de lutas que, por sua vez, estabelecem a forma de organização da classe." (Przeworski). (p. 7-8)
- Bourdieu ressemantiza o conceito de classe
- "a classe não é um fato social, mas é uma construção social" "os movimentos sociais também criam relações de classes" (Klaus Eder) (p.9).
- A crise sistêmica do capital é acompanhada cada vez mais pela resistência social organizada e por meio de afirmações étnicas e culturas.
- O ator coletivo é essencial nos movimentos sociais.
- Ações coletivas entrelaçadas com questões da vida cotidiana.
- Os atores sociais são formados a partir da vivência de suas perdas, ofensas e experiências anteriores, culturas e tradições.
- Segundo Cefai, a ação coletiva se organiza organizando seus ambientes e, as experiências coletivas são marcadas por emoções.
- A questão-chave na formação do ator é perceber como as pessoas se transformam de espectadoras em participantes.
- A mobilização, bem como a sociedade de onde surgem, e a ação organizativa tem sido o campo mais fértil de pesquisa e reflexão sobre movimentos sociais.
- As análises em movimentos socias são lutas que buscam democratizar a sociedade civil para protegê-la da "colonização" econômica e política.
- Mapeamento dos instrumentos de imprensa, meios que os grupos utilizam para se fazer ver, construindo uma imagem pública.
- Segundo Klandermans, é o terreno da comunicação que interpretam as injustiças, indentificam os oponentes e definem a estratégias.
- Possibilidades e dificuldades da pesquisa sobre movimentos sociais e o desafio do diálogo entre o instrumento analítico e as questões contemporâneas, bem como o diálogo interdisciplinar.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com