Fisica II
Casos: Fisica II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabiospotti • 21/3/2014 • 2.813 Palavras (12 Páginas) • 317 Visualizações
Relatório apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado I, como requisito de avaliação, orientado pelo Professor Lucio Fernandes Ferreira.
SIMONE NUNES ALVES Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao Professor Orientador da Disciplina
Lucio Fernandes Ferreira Professor orientador
AGRADECIMENTOS Agradeço a minha família,aos meus amigos e aos professores,que estiveram comigo ao longo do caminho.
“ Os educadores conscientes da ação que praticam e do papel que desempenham não se contentam com a rotina pedagógica e os hábitos escolares estruturados”. (Chaydt, 1997).
Resumo
Este trabalho tem como finalidade relatar as observações e as práticas decorrentes durante o Estágio Supervisionado I em Educação Física, realizadas na Escola Municipal Professora Elena Lucia Monteiro da Silva , localizada na cidade de Manaus, na Rua Tiradentes s/nº no Bairro de Santo Agostinho durante o segundo semestre do corrente ano.Relatando 240 horas da disciplina que tem o objetivo exteriorizar o aprendizado acadêmico fora dos limites da instituição de ensino. É o espaço onde o discente irá desenvolver seus conhecimentos junto a escola pública escolhida. Onde podemos atuar como professores e vivenciar o cotidiano escolar.Durante o estágio procuramos esclarecer como o professor constrói a sua prática desde sua formação e sua atuação docente,ali pude entender que o professor de Educação física é também um educador,e desta forma podemos construir a prática pedagógica contínua e relacionando com a realidade escolar,por isso, este momento oportuniza a experiência a nós futuros educadores. Os processos educativos são muito complexos, e não se definem por uma única variável, pois o âmbito educacional se faz repleto de condicionantes. Neste sentido, a prática pedagógica se configura na interação de todos os elementos que nela intervêm (ZABALA, 1998). Então no dia a dia da escola pude ver que no processo educacional o professor é aquele que faz a mediação das relações educativas e pode transforma a realidade escolar em uma nova perspectiva. Freire (2007) mostra que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção, e nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo.
Palavras-chave: educação física, estágio supervisionado I,educador.
Introdução 08
1 Desenvolvimento 09
1.1 Apresentação 09
1.2 Caracterizando a escola 09
2 Caracterização da Escola 09
2.1 Histórico 09
2.2 Níveis de Atuação 10
2.3 Público assistido pela escola 10
2.4 Serviços Prestados á Comunidade 10
3 Espaço Físico 10
4 Recursos Disponíveis 1
4.1 Recursos Materiais 1
4.2 Recursos Financeiros 1
5 Estrutura Administrativa 1
6 Turmas 1
7 Estrutura Pedagógica 12
7.1 Currículo e Projeto Político Pedagógico 12
7.2 Planejamento 12
8 O Estágio Efetivamente 12
Conclusão 17
Referências 18
Introdução
O Estágio Supervisionado I é um componente curricular implementador do perfil do futuro educador e consiste numa atividade, diversificada e indispensável à consolidação de uma formação profissional adequada. Aqui relato as observações que adquiri durante o período em que estive vivenciando o ambiente escolar, juntamente com co-regência e regência, reconhecendo a importância de um bom planejamento de aulas antecipadamente e da escolha certa das abordagens pedagógicas a serem aplicadas. Também inserido no contexto deste relatório apresento as fichas oferecidas pelo professor orientador da disciplina para a obtenção de coleta de dados que auxiliou elaboração do mesmo. Segundo Castellani Filho (1988) a área da Educação Física, em especial a Educação Física Escolar, teve grande desenvolvimento no Brasil nos últimos vinte anos, era considerada uma área de atuação essencialmente prática, sem fundamentação teórica. A vida é movimento e o gesto humano é uma das primeiras manifestações de expressão e comunicação entre o ser e o meio em que ele vive. O exercício das atividades motoras pela criança, exerce papel preponderante no seu desenvolvimento somático e funcional, estimulando e desenvolvendo as suas funções psíquicas. A educação do corpo é o instrumento e fator de equilíbrio geral do organismo (Teixeira, 1978). Ao contrário do que se pensa a Educação Física Escolar não pode ser associada ao esporte de rendimento já que seu objetivo é de promover a socialização e a interação entre as crianças o que também o esporte pode fazer, mais o maior questionamento é que o esporte na escola pode cobrar uma responsabilidade maior querendo uma obtenção de resultados, desta maneira as atividades lúdicas podem ser mais eficazes para promover a socialização e desenvolvimento orgânico e funcional da criança, procurando, através de atividades físicas, melhorar os fatores de coordenação e execução de movimentos. Para atingir este objetivo, Barros e Barros (1972) nos fala que: (...) “as atividades de correr, saltar, arremessar (atletismo ligeiro), trepar, pendurarse, equilibrar-se, levantar e transportar, puxar, empurrar, saltitar, girar, saltar corda permitem a descarga da agressividade, estimulam a auto-expressão, concorrem para a manutenção da saúde, favorecem o crescimento, previnem e corrigem os defeitos de atitude (boa postura)”.
1 Desenvolvimento
1.1 Apresentação No dia 2 de Agosto de 2008 me apresentei a Escola Municipal Professora Elena Lucia Monteiro da Silva ao diretor Geovanni Barbosa de Souza para solicitar o ingresso à instituição, onde pudesse completar minha carga horária
...