Fundamentos das politicas sociais
Por: 17101980 • 11/11/2015 • Artigo • 2.031 Palavras (9 Páginas) • 248 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1][pic 2]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - POLO CAXIAS-MA
4º PERÍODO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA - ATPS
FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS
CAXIAS – MA
2013[pic 3]
Ana Paula Costa e Silva RA: 387454
Chiara Lubich Santos Magalhães RA: 364596
Clea dos Santos RA: 364633
Francisca Silva Pereira RA: 364696
Heloisa dos Santos RA: 364664
James Maciel RA: 362885
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA - ATPS
Trabalho apresentado para aquisição parcial de nota da disciplina FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS 4º semestre, ministrada pela Profª. Ma. Edilene Xavier Rocha, com orientação da Tutora Presencial: Suzana Coêlho Pacheco.
CAXIAS-MA
2013
POLITÍCAS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL
Ana Paula Costa e Silva ¹
Chiara Lubich Santos Magalhães²
Clea dos Santos³
Francisca Silva Pereira4
Heloisa dos Santos5
James Maciel6
Suzana Coelho Pachêco7
RESUMO
Este artigo trata da criação do serviço social, tendo como base as políticas sociais, entendendo assim a formação do profissional do assistente social. Pretende apresentar de modo sucinto os pontos marcantes presentes no filme Gandhi e como funciona o processo de afirmação da assistência social pela Constituição Federal de 1988, tendo como principal objetivo o artigo 6º, relacionando os direitos dos cidadãos e o dever do Estado.
Palavras-Chave: Políticas Públicas. Sociedade. Serviço Social.
ABSTRACT
This article deals with the creation of social service, based on social policies, so understanding the formation of the professional social worker. Intends to present succinctly the points marked in the film Gandhi and how the process of affirmation of social assistance by the Federal Constitution of 1988, with the primary objective of Article 6, listing the rights of citizens and the duty of the State.
Keywords: Public Policy. Society. Social Service.
______________________________
¹Acadêmica do Curso de Serviço Social 4º semestre. Universidade Anhanguera – UNIDERP/Polo Caxias-MA
2Acadêmica do Curso de Serviço Social 4º semestre. Universidade Anhanguera – UNIDERP/Polo Caxias-MA
¹Acadêmica do Curso de Serviço Social 4º semestre. Universidade Anhanguera – UNIDERP/Polo Caxias-MA
3Acadêmica do Curso de Serviço Social 4º semestre. Universidade Anhanguera – UNIDERP/Polo Caxias-MA
4Acadêmica do Curso de Serviço Social 4º semestre. Universidade Anhanguera – UNIDERP/Polo Caxias-MA
5Acadêmica do Curso de Serviço Social 4º semestre. Universidade Anhanguera – UNIDERP/Polo Caxias-MA
6Acadêmica do Curso de Serviço Social 4º semestre. Universidade Anhanguera – UNIDERP/Polo Caxias-MA
7Tutora Presencia. Curso de Serviço Social 4º semestre. Universidade Anhanguera – UNIDERP/Polo Caxias-MA
1. INTRODUÇÃO
Este artigo é uma forma significativa da aprendizagem adquirida na disciplina FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS, para obtenção de nota do segundo bimestre. É uma avaliação do curso Serviço Social e tem como objetivo questionar a capacidade dos acadêmicos para atuar como assistentes sociais, buscando ampliar os conhecimentos, a compreensão critica e avaliativa dos aspectos sócios ambientais capazes de propor soluções para o exercício de suas atribuições.
Na avaliação deste artigo iremos analisar os aspectos mais importantes presente no Filme Gandhi nos mostra a realidade de um homem corajoso e que lutou pelos direitos da população menos favorecida, analisando as políticas através da Constituição brasileira que nos mostra o direito do cidadão brasileiro.
2. NO CONTEXTO DO SERVIÇO SOCIAL, O QUE É POLÍTICA?
A intervenção profissional na política de Assistência social não pode ter como horizonte somente a execução das atividades arrotadas nos documentos institucionais, sob o risco de limitar suas atividades á “gestão da pobreza”. Suas determinações que se expressam pela ausência e precariedade de um conjunto de direitos como emprego, saúde, educação, moradia, distribuição de renda entre outras formas de expressão da questão social.
Vale ressaltar que o desenvolvimento dos processos de Gestão Social requisita conhecimentos construídos a partir de uma visão de totalidade. Evidenciam-se no processo formação profissional que muitos são os fatores que implicam na gestão das políticas sociais e seus desdobramentos até o nível operacional, logo se requer muito mais que conhecimento teórico.
O grande desafio à profissão no que tange aos princípios de integralidade, totalidade nos atendimentos sociais, está na articulação da rede que venha possibilitar à macro/micro leitura da realidade social da população neste país. Yolanda Guerra (2000, p.23) em seu artigo Instrumentalidade do processo de Trabalho e Serviço Social, expressa o seguinte entendimento:
...