Funções Adm
Trabalho Escolar: Funções Adm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adriana0308 • 2/11/2014 • 1.493 Palavras (6 Páginas) • 218 Visualizações
1: INTRODUÇÃO
Tendo em vista os vários problemas sociais e ambientais existentes aliados à dificuldade de gestão por parte do governo, surge no contexto das organizações empresariais a pressão para que estas adotem uma postura socialmente responsável na condução de seus negócios. Desta forma, a conscientização das empresas quanto a importância de considerar os interesses de seus stakeholders (todos aqueles que estão ligados, de alguma maneira, à empresa – fornecedores, clientes, empregados, comunidade etc.)contribui para desenvolvimento harmônico da sociedade, de maneira que este impacte diretamente em seu sucesso.(Verônica Elberle de Almeida p18)
2. Conceitos de funções administrativas
As funções administrativas são também chamadas de funções do administrador porque se referem ao próprio ato de administrar. Assim, administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar. Em outras palavras, as funções administrativas são constituídas pelo processo administrativo, o qual envolve planejamento, organização, direção e controle. (chiavenato 2009)
2.1 Planejamento:
Significa visualizar o futuro e traçar o programa de ação. Reflete a maneira como as decisões tomadas pela empresa são transformadas em planos e programas para serem aplicadas no futuro.
2.2 Organização:
Significa a maneira como a empresa distribui a autoridade, responsabilidades, atividades e recursos. Reflete a composição,o formato, a estrutura que a empresa desenha para distribuir, de maneira orgânica e integrada, a ação empresarial.
2.3 Direção:
Significa conduzir e orientar as pessoas. Reflete o estilo de gestão e de liderança adotado pelos administradores, em todos os níveis da empresa, no sentido de motivar e alinhar as pessoas em direção aos objetivos propostos;
2.4 Controle:
Significa verificar se o que foi planejado e organizado foi, de fato, executado. Reflete a avaliação da compatibilidade entre os objetivos definidos e os resultados alcançados.Funciona como retroação (feedback) da ação empresarial,
3. Teórico que desenvolveu as funções administrativas
Caravantes ET AL. (2006,p.61-64) escreve sobre Fayol.
Henri Fayol foi a contrapartida francesa para Taylor norte americano. Ele nasceu em 1841, de família abastada, e ainda jovem empregou-se na empresa mineradora S.A.Commenntry-Fourchambault e em pouco tempo alcançou a posição de diretor-geral. Diferentemente de Taylor, cuja perspectiva era o chão de fabrica, Fayol encarava os problemas organizacionais a partir da ótica do nível diretivo. Seus conceitos gerenciais, testados no correr dos anos, foram estruturados em uma teoria gerencial de caráter abrangente,publicada na França em 1916,chamada Administração industrial e geral. A publicação do livro foi um marco na historia do pensamento gerencial. Fayol foi o primeiro a salientar a necessidade de que o pensamento gerencial passasse a ser o objeto do sistema de ensino. Foi um precursor de parte substancial dos ensinamentos de parte substancial dos ensinamentos gerenciais hoje vigentes em nossas universidades. Morreu em Paris, em 1925.
Fayol teve parte substancial de sua vida profissional vinculada a empresa comentry-Fourchambault, pois graduou-se muito cedo – aos 19 anos de idade- e la começou a trabalhar quase de imediato, em 1960. Ficou no grupo diretivo ate 1925, ano de sua morte. Portanto, 65 anos dedicados a uma empresa de porte.
Sua contribuição, apesar de sua graduação em engenharia, não tinha Ada a ver com o lado técnico e “de engenharia” de sua formação, mas sim com os aspectos diretivos de grandes organizações.
Para ele,
Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Suas ideias foram consolidadas no livro Administração Industrial e Geral, publicado em Frances, em 1916. Seus conceitos sobre as funções básicas da Administração perduram até os dias de hoje, com uma contribuição altamente positiva ao desempenho das organizações. Mais do que isso: demonstram longevidade a toda prova, pois seus ensinamentos continuam a fazer parte do currículo de todos os cursos de Administração.
4. Principais Mudanças ao longo do tempo:
5. PATRIMÔNIO
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados as entidades. (Athar, Raimundo Aben)
Riqueza acumulada; tudo o que pertença a uma organização e seja suscetível de apreciação econômica. (Toigo, Renato Francisco)
Patrimônio e um conjunto de três elementos: bens, direitos e obrigações. (Muller, Aderbal)
6. FONTES DE RECURSOS:
Todo o patrimônio para se constituir, para tornar forma de bens e direitos, deve possuir origem, que de fato, represente sua existência ou sua capacidade de subsistir como riqueza.
A Contabilidade que se propõe a estudar e controlar do Patrimônio das organizações deve analisar de onde provem os recursos para a formação do Patrimônio.
Cabe agora analisar as maneiras de se obterem recursos necessários à constituição, a manutenção e a aplicação em bens e direitos de um Patrimônio. Analisa-se a formação do passivo de uma empresa.
Para melhor entendimento, dividem-se as fontes de financiamento patrimonial em dois grupos que são:
Capitais Próprios
Capitais de formação
Capitais de derivação
Capitais de Terceiros
Débitos de funcionamento
Débitos de financiamentos
Capitais próprios
Capitais de formação: são constituídos pelas cotas ou ações do capital, fornecidas pelos sócios da empresa ou pelo titular da firma individual. É o próprio capital da empresa
Capitais de derivação: são constituídos pelo lucro obtido no desenvolvimento das atividades da empresa.
Capitais de terceiros
Débitos de funcionamento:
...