GESTAO INDUSTRIAL
Dissertações: GESTAO INDUSTRIAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tamireswg • 3/5/2014 • 1.890 Palavras (8 Páginas) • 259 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA:
Dentre as atividades empresariais existentes há a industrial e como o objetivo da Contabilidade é manter o controle permanente do patrimônio das entidades surge a Contabilidade Industrial, que é uma ramificação da Ciência Contábil voltada para atender este ramo específico de atividade empresarial.
A empresa industrial é aquela que se constitui com finalidade de exercer atividade industrial, ou seja, comprar matéria prima e outros e transformá-los em produtos acabados, com o objetivo de obter lucro. Como foi dito a atividade industrial caracteriza-se pela transformação de matérias-primas em produtos e através deste procedimento visa obter o lucro, para isto, ela deve exercer algumas funções supletivas, tais como:
1) Função Técnica, transformação dos materiais;
2) Função Mercantil, de compra de matérias-primas e vendas de produtos;
3) Função Financeira, de obtenção de financiamentos e aplicação de capitais;
4) Função Econômica, de aumento de seu patrimônio com lucros obtidos;
5) Função Social, de criação de empregos, bens e utilidades, etc.
O patrimônio da empresa industrial é constituído pelo conjunto de valores que se encontram a ela vinculado ou à sua disposição, num determinado momento, com fim específico de condicionar a organização alcançar os seus objetivos. Como nos revela a ciência contábil, os bens e direitos constituem o lado positivo ou ativo, enquanto que as obrigações constituem o lado negativo ou passivo. O excesso de valores dos elementos positivos em relação aos negativos corresponde ao que se denomina o patrimônio líquido.
A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE:
A contabilidade era feita de forma bastante primitiva, era apenas um cálculo mental, depois com o surgimento da escrita, o homem começou a registraras suas contas misturando números com figuras, sendo feitas em pedras, argila ou até mesmo em papiros. Com o invento da calculadora e em um passado próximo, do computador a contabilidade se tornou mais ágil e dinâmica. Atualmente, a escrituração contábil se da de forma muito prática e rápida. Os softwares específicos da área têm facilitado enormemente os cálculos, os informes etc.
Para o contador as expectativas são excelentes, pois estamos entrando em uma era em que se está começando a reconhecer toda a importância da função contábil. A evolução exige-se algo mais do profissional que atua nessa área.
A contabilidade é uma profissão que oferece um leque amplo de alternativas profissionais, e atualmente algumas especializações têm oferecido boa remuneração e satisfação profissional, como: administração financeira, custos e auditoria, pois bom profissional nessa área ainda é escasso.
CONTABILIDADE X INDÚSTRIA:
Assim como é de fundamental importância a contabilização dos fatos contábeis nas áreas de comercio e de serviços, na indústria não é diferente, mas existem algumas diferenças em contas especificas como: IPI a recuperar, estoques de materiais, estoque de produtos e processo e acabados, IPI a recolher.
A contabilidade de custos requer a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possível obter-se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo.
CONTABILIDADE DE CUSTOS E CONTABILIDADE INDUSTRIAL:
A contabilidade de custos se aplica tanto na área de serviços como na área industrial. De fato, a contabilidade de custos é mais usual na indústria, a contabilidade de custo aplicada na área de serviços trata dos custos incorridos no processo de prestação de serviços, já na indústria, trata dos custos relativos à produção. A diferença se encontra basicamente nas características do processo. Na área de serviço o processo diz respeito à prestação de serviços (intangível) na indústria o processo é basicamente a produção de um bem (tangível).
PRINCIPAIS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS:
É importante para o processo de planejamento das ações na organização e respectivo controle, bem como o suporte ao processo decisório.
A contabilidade de custos desenvolve as seguintes funções: coleta de dados, classificação, registro das operações e geração de informações por meio da organização e tratamento dos dados coletados.
Os propósitos da contabilidade de custos são determinados com base nas necessidades sinalizadas pelos diferentes níveis gerenciais, como por exemplo:
• Obter o custo de cada produto, bem ou serviço;
Contribuir para a determinação da rentabilidade e lucratividade do negócio;
• Ensejar controles operacionais em níveis diversos;
• Auxiliar programas de minimização de custos;
• Facilitar a alocação eficiente de recursos;
• Fornecer, por meio de suas informações, elementos que fundamentem o processo decisório e auxiliem na prática do planejamento.
IMPORTANTES TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA CONTABILIDADE DE CUSTOS:
O conhecimento das terminologias aplicada na contabilidade de custos é de grande importância para o bom andamento dos trabalhos de identificação de cada processo incorridos na produção de um determinado produto.
Os principais são:
Custos diretos - São os que podem ser diretamente (sem rateio) apropriados aos produtos, bastando existir uma medida de consumo (quilos, horas de mão-de-obra ou de máquina, quantidade de força consumida, etc.
Custos indiretos - São os que, para serem incorporados aos produtos, necessitam da utilização de algum critério de rateio. Na prática, a separação de custos em diretos e indiretos, além de sua natureza, leva em conta, a relevância e o grau de dificuldade de medição. Por exemplo, o gasto de energia elétrica (força) é, por sua natureza, um custo direto, porém, devido às dificuldades de medição do consumo por produto e ao fato de que o valor obtido por rateio, em geral, pouco difere daquele que seria obtido com uma
...