GESTAO INDUSTRIAL - 5 SEM
Casos: GESTAO INDUSTRIAL - 5 SEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabyo10 • 15/5/2014 • 2.741 Palavras (11 Páginas) • 301 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
POLLYANNA DIAS ARCÂNGELO CABRAL
PRODUÇÃO DE TEXTO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
5º SEMESTRE
RIO VERDE – GO
2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
POLLYANNA DIAS ARCÂNGELO CABRAL
GESTÃO INDUSTRIAL
5º SEMESTRE
RIO VERDE – GO
2013
POLLYANNA DIAS ARCÂNGELO CABRAL
GESTÃO INDUSTRIAL
5º SEMESTRE
TRABALHO APRESENTADO A UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ, COMO REQUISITO PARA A OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL DA DISCIPLINA ATIVIDADES INTERDISCIPLINAR DO 5º PERIODO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTABÉIS.
RIO VERDE – GO
2013
SUMÁRIO
Introdução
A importância da contabilidade industrial
Sistema de acumulação de custos
Diferenças entre custeio por absorção e custeio variável
Custeios indiretos de fabricação
Unidades equivalentes de produção
Produtos acabados e produtos em processo
Formação do preço de venda
Tributos
Margem de contribuição e ponto de equilíbrio
Sistema de formação integrado
Contabilidade gerencial
Conclusão
Referencias
Introdução
A gestão industrial gera informações para apoio a tomada de decisão, possibilitando medir o desempenho de sua indústria quanto a sua capacidade produtiva, com base em informações históricas. Através deste recurso é possível conhecer qual a capacidade produtiva atual da indústria, bem como a comparação dos dados reais de produção com as metas estabelecidas. A identificação de pontos de gargalos é facilitada, através da geração de gráficos e relatórios gerenciais.
Desenvolvimento
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE INDUSTRIAL
A contabilidade é uma ciência que trata do estudo dos fenômenos patrimoniais sob o prisma empresarial. Quando os estudos dos fenômenos são envolvidos aos patrimônios das empresas industriais, costuma-se denominar tal particularidade de contabilidade industrial. A contabilidade industrial não forma uma ciência autônoma, é apenas o estudo da contabilidade aplicada às indústrias. Assim sendo, poderíamos conceituar a contabilidade industrial como sendo a parte da contabilidade que se preocupa com os fenômenos patrimoniais das empresas industriais. O aumento de utilidade de coisas, sendo desempenhado a principio apenas para suprir as necessidades de consumo do produtor, passou, mais tarde, a ter intuito de lucro.Com tal interesse surgiram as empresas industriais. Empresas industriais são as que transformam matérias-primas em produtos acabados, para satisfação das necessidades humanas, com a finalidade de lucro.
SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS
O sistema de acumulação de custos tem por objetivo a identificação, a coleta, o processamento e o armazenamento e a produção das informações para a gestão de custos. O tipo de sistema de acumulação de custo a ser implantado pela empresa é completamente dependente do serviço ou produto que por ela é produzido. O sistema de acumulação de custos representa o aspecto do registro ou de escrituração das informações relativas à gestão de custos. Existem muitos Sistemas de Acumulação de Custos. Entretanto, apenas cinco são os mais empregados. Quando a entidade produz e vende os produtos por encomenda, a Contabilidade de Custos emprega o Sistema de Acumulação de Custos por Ordem de Produção. Uma vez que os produtos são específicos e perfeitamente identificados, a preocupação do Sistema é acumular os custos por produto. Quando a entidade fabrica os produtos de modo contínuo, em série ou em massa, a preocupação da Contabilidade de Custos é determinar e controlar os custos pelos departamentos, pelos setores, pelas fases produtivas e em seguida dividir os custos pela quantidade produzida no processo, durante certo período. Encontramos uma das maiores diferenças entre os dois Sistemas de Acumulação de Custos: enquanto um sistema deseja custear os produtos, o outro deseja custear o procedimento de fabricação de determinado período.
DIFERENÇAS ENTRE CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIAVEL
O QUE É CUSTEIO POR ABSORÇÃO
Para Koliver (2000), o custeio por absorção se caracteriza pela apropriação de todos os custos do ciclo operacional interno aos portadores finais dos custos. Noutras palavras, resulta na apropriação de todos os custos das funções de fabricação, administração e vendas dos bens e serviços produzidos, sejam eles diretos ou indiretos. Segundo Horngren, Foster e Datar (2000, p. 211) custeio por absorção “é o método de custeio de estoque em que todos os custos, variáveis e fixos, são considerados custos inventariáveis. Isto é, o estoque “absorve” todos os custos de fabricação”. Lopes de Sá (1990, p.109) afirma que o custeio por absorção é a “expressão utilizada
...