Gasolina
Projeto de pesquisa: Gasolina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leoboris • 25/11/2014 • Projeto de pesquisa • 647 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
1. Introdução.
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica).
A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.
A solução aquosa adicionada na gasolina tem que conter 10% de cloreto de sódio. Mistura essa que com a separação do álcool da gasolina ira se agrupar com as moléculas da agua dando um volume final de agua maior que o teor de gasolina posto inicialmente.
A concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP - Conselho Nacional do Petróleo, deve estar entre 18% e 24% após esse percentual a gasolina já pode ser considerada alterada.
2. Objetivo:
Reconhecer a presença da Química no controle de qualidade de combustíveis. Determinar o teor de álcool em algumas amostras de gasolina e verificar se as mesmas estão dentro das normas técnicas e em perfeitas condições de uso
3. Materiais e Reagentes:
- Becker de 100 ml;
- Bureta 100 ml;
- Piceta com água destilada;
- Funil de vidro;
- Balança analítica marca Bell;
- Provetas de 100 ml com variação de 1 ml
- cloreto de sódio – NaCl - 25 g
- Garra;
- Suporte universal;
- Água destilada ( pura )
- Gasolina comum.
4. Procedimento Experimental:
1-Após aferir a balança, a mesma foi deixada em condições de uso.
2-Tarar a proveta de 100 ml seca.
3- Preparar uma solução aquosa de NaCl 10%.
4- Adicionar 50 ml de solução de cloreto de sódio 10% em uma proveta de 100 ml.
5- Transferir para a proveta 50 ml de gasolina com o auxílio da bureta.
6- Tarar novamente o sistema, proveta mais gasolina, transferir, com auxílio de outra proveta, 50 ml de água destilada para proveta com gasolina
7- Agitar levemente. Haverá uma separação onde a agua mais densa ficará no fundo e a gasolina na parte superior da proveta.
imagem 1: procedimento inicial imagem 2: percentual de álcool
Como medir o percentual de álcool em uma amostra de gasolina
T%
...