Gerência Da Informação
Dissertações: Gerência Da Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EdnnaCosta • 25/9/2013 • 608 Palavras (3 Páginas) • 308 Visualizações
I - Dê um conceito de IC Inteligência Competitiva
Processo de coleta, analise e disseminação de informações de forma ética que melhora a tomada de decisões em uma empresa contribuindo na administração de informações externas, na medida em que lhe proporciona maior conhecimento sobre o ambiente externo e sua capacidade de concorrer com outras
II - Por que utilizar um sistema de IC?
Atualmente estamos vivendo no mundo globalizado onde a informação possui um papel fundamental e decisivo numa empresa. As rápidas mudanças estimuladas pela evolução tecnológica e pelo modelo econômico praticado globalmente cada vez mais desafiam as empresas em sua capacidade de resposta e adaptação em relação ao ambiente externo. A rapidez e a flexibilidade organizacional são indispensáveis para o desenvolvimento de uma empresa.
Para se manter competitiva no mercado a empresa deve estar sempre atenta ao monitoramento do ambiente operacional e geral que inclui o ambiente externo.
Portanto com novas exigências de um mercado globalizado e de elevada concorrência, as empresas começam a adotar a inteligência competitiva.
A inteligência competitiva auxilia na sistematização de dados, informações e analise sobre os concorrentes. Competências necessárias para explorar todos estes recursos informacionais e na identificação de oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos.
Desta forma a IC contribui para:
o Evitar surpresas e reduzir incertezas na tomada de decisão
o Olhar o futuro
o Prever grandes mudanças estruturais e prevenir surpresas tecnológicas
o Ter melhor perspectiva da capacidade atual e futura do concorrente
o Ganhar vantagem competitiva
o Melhorar o planejamento de curto e longo prazo
III - Cite uma força competitiva no ambiente de IC
Um Exemplo foi de acordo com uma reportagem da Business Week de 26 de novembro de 2001. O da Texas Instruments cuja equipe de IC descobriu a necessidade de perseguir uma aquisição antes que o rival pudesse fazê-lo, e assim protegeu o que é hoje um negocio de 100 milhões de dólares com enorme potencial de crescimento.
Um outro exemplo de ações de uma empresa brasileira para monitorar a concorrência, e aproveitar as informações dos funcionários, normalmente distantes das áreas formais de inteligência, criou-se uma “rede de inteligência cooperativa”, onde todos podem participar.
A análise das informações continua em um ambiente estratégico mas a coleta tornou-se mais abrangente - transformando cada escritório e unidade da empresa, ou seja, “cada canto do país”, em uma base de correspondentes, que observam a concorrência, os clientes e possíveis mudanças no mercado.
Outro exemplo, vindo também desta empresa, mostra que um pouco de ousadia bastou para desafiar o pensamento ortodoxo. Para gerir as ações estratégicas, a empresa desenvolveu uma rede social
...