Globalização e Informação
Trabalho acadêmico: Globalização e Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARCOKALU • 8/10/2013 • Trabalho acadêmico • 887 Palavras (4 Páginas) • 361 Visualizações
INFORMAÇÃO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
Fernanda Rocha
Prof. Antônio César da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Logística (LOD0301) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
02/02/2007
RESUMO
Neste trabalho iremos ver a Globalização com uma forte alinhada que é a informação e a influência que essas duas potências têm sobre a economia, e as vantagens da informação em tempo real , na era do mundo global.
Palavras chaves: Globalização; Globalização e Informação; Economia.
1 INTRODUÇÃO
Considera-se que a atual aceleração do processo de globalização é alem do processo internacionalização da economia, envolve a interpretação da atividade economia e das economias nacionais em nível global.
Esse fenômeno chamado globalização desenvolve muitas evoluções tecnológicas importantes: a da informática e da comunicação. Dando assim mais disponibilidades de informações em suas diversas formas.
2 GLOBALIZAÇÃO
Globalização é o processo no qual o espaço mundial adquiriu unidade. Isso se reflete como um ponto de partida às Grandes navegações européias dos séculos XV e XVI, que configuraram na consciência dos homens, pela primeira vez , a imagem geográfica do planeta.
O processo de globalização que se registra nos tempos de hoje é uma conseqüência natural do desenvolvimento do capitalismo que nasceu nas entranhas do feudalismo nas cidades medievais e se expandiu, progressivamente, assim constituindo mercados e estados nacionais a partir do século XV. O estagio de globalização do capital se iniciou também nessa época com as correntes do comércio que vários paises europeus mantinham com o Oriente e a partir da descoberta da América por Cristóvão Colombo.
(ALCOFORADO, 1997, p.74).
A globalização tem implicado em maior exposição e fornecendo um maior condicionamento esterno das políticas econômicas nacionais
Os Estados-Nações que se colocam contrario às teses sobre a nova era do globalismo, agora mais do que nunca se empoe a necessidade de elaboração, e implementação de novas estratégias e política.
Os mercados que antes mantinham distâncias e características distintamente insuperáveis, agora passam a intercuminicar-se e buscam produtos e serviços com fundamentos semelhantes, apesar de terem informações que os introduzam as necessidades locais.
Nas análises da fase atual busca-se também entender as causas e conseqüências cruzadas (e os limites) que o processo de globalização tem com a difusão das tecnologias da informação.
Um dos principais pontos dessa discussão recai na analise de que tipo de informações, conhecimentos e tecnologias estão sendo globalizados.
2.1 GLOBALIZAÇÃO E INFORMAÇÃO
Credita-se aos avanços nas tecnologias de informações e comunicações nas atividades e desenvolvimentos de participantes localizados em diferentes nações do mundo, permitindo assim a integração em escala mundial em difusão rápida e eficiente das tecnologias e conhecimentos gerados.
A globalização também é vista como um reforço no caráter cumulativo de vantagens competitivas dos grandes conglomerados, que vem instalando redes de informações mundiais internas através disso podem articular as atividades de financiamento, administração, P&D, produção e marketing em escala global.
Para Rocha (2000, p. 40), “a globalização aliada à tecnologia da informação e comunicação permiti se desenvolver de maneira ampla no processo econômico internacional, assim fazendo com que a informação seja utilizada como principal recurso de poder”.
A informação na era da globalização mostra-se muito importante em conjunturas de grandes e profundas incertezas e transformações,
...