Hidróxido de sódio
Resenha: Hidróxido de sódio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: csriccio • 15/9/2014 • Resenha • 218 Palavras (1 Páginas) • 369 Visualizações
O hidróxido de sódio não é um padrão primário porque sempre contém certa quantidade indeterminada de água e Na2CO3 adsorvida no sólido. Por esta razão é necessário preparar uma solução de NaOH de concentração próxima daquela desejada e determinar a sua molaridade real através de titulações contra padrão primário.
O padrão primário utilizado para esta padronização foi o biftalato de potássio, que é o padrão primário ideal para bases fortes. Isto porque este é estável a temperaturas de até 135 °C, não é higroscópico, é solúvel em água e tem alta massa molecular (204,23 g/mol). Este é um ácido fraco monoprótico (Ka = 3,91 x 10-6), portanto, o pH do ponto de equivalência, quando titulado com uma base forte, se localiza na região alcalina.
Assim, o indicador usado deve ter uma zona de transição na região alcalina, portanto, a fenolftaleína, com zona de viragem entre 8,0 e 10,0, passando de incolor para rosa, é considerado um bom indicador.
Inicialmente, calculou-se a massa de biftalato que seria utilizada na padronização de NaOH ~0,1 mol/L, considerando que seria utilizada uma bureta de 25 ml. Em uma análise volumétrica, deve-se estimar a grandeza da amostra a ser titulada, de modo que seja gasto um volume de titulante de aproximadamente 3/5 da bureta (BACCAN), ou seja, 15 ml para o caso desta padronização.
...