Homofobia e a diversidade sexual
Por: Justina Soares • 8/10/2015 • Trabalho acadêmico • 789 Palavras (4 Páginas) • 804 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Serviço Social
Justina Soares da silva loiola
O Serviço Social e as diversidades
A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL
[pic 4]
TAUÁ-CE
2015
JUSTINA SOARES DA SILVA LOIOLa
O SERVIÇO SOCIAL E AS DIVERSIDADES
A QUESTÃO DA HOMOFOBIA E DIVERSIDADE SEXUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:Sociologia,Filosofia,Ciência Política, FHTM do Serviço Social I.
Prof.José Adir Lins Machado,Mariana de Oliveira Lopes Vieira,Sergio Goes Barboza e Roseane Ap.,Belieiro Malvezzi.
TAUÁ-CE
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO.......................................................................................5
CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................7
REFERÊNCIAS.................................................................................................8
INTRODUÇÃO
A palavra homofobia significa preconceito ou a não aceitação da homossexualidade ou homossexual. Este termo teria sido usado primeiro nos Estados Unidos em meados dos anos 70 e a partir dos anos 90 se espalhou pelo mundo.No decorrer da historia foram usados termos preconceituosos como:pecado mortal,perversão sexual,aberração,para identificar os homossexuais.
Entendemos que a homofobia, assim como as varias formas de preconceitos que existe em nossa sociedade é uma atitude maldosa de colocar a pessoa no caso da homofobia o homossexual em condições de inferioridade,de anormalidade, baseada no padrão da heterossexualidade.
Pesquisas mostram que os homofóbicos tem medo de se sentir atraído por pessoas do mesmo sexo e é dessa forma que o desejo do homofóbico é colocado para fora e rejeitado a partir de atitudes homofóbicas.
Em 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu o direito á união estável entre pessoas do mesmo sexo aqui no Brasil, e essa decisão fez com que se fosse retomada discussões sobre os direitos da homossexualidade e mais uma vez colocaram a questão da homofobia em pauta.Mas apesar das conquistas no campo dos direitos,a homossexualidade ainda enfrenta muitos preconceitos,o reconhecimento legal da união estável entre pessoas do mesmo sexo não foi capaz de acabar com a homofobia, nem proteger homossexuais de serem agredidos muitas vezes de forma violenta.
DESENVOLVIMENTO
Falar sobre a homofobia exige certa contexto cultural, pois o comportamento homofóbico é uma manifestação individual, mas tem seus instituintes fortemente ligados a uma cultura que por si tem seus comportamentos regulados por normas sociais. Pais que vigiam seus filhos desde muito cedo observando atitudes que possa ser uma homoafetividade e não se preocupam com algumas manifestações de afeto e outras atitudes que possa interferir no desenvolvimento psicossexual de um sujeito em formação.
A orientação sexual de uma pessoal esta relacionada a fatores genéticos e hormonais, até por que na sociedade em que vivemos hoje,onde homossexuais são espancados, discriminados, ridicularizados e mortos, quem iria escolher ser homossexual? Isso deixa claro que ninguém escolhe ser homossexual ou não.
A homofobia estabelece duas dimensões fundamentais: de um lado esta a questão da afetividade e rejeição ao homossexual, e de outro lado mostra que o homofóbico é contra a homossexualidade e não ao homossexual enquanto individuo.
Os homossexuais são pessoas mas propenças a desenvolverem doenças psicológicas tais como depressão, anorexia, bulimia, crise psicóticas e paranoicas e em alguns casos chegam a cometerem suicídio; a causa disso são varias, mas a principal e a homofobia por conta de pessoas que não aceitam a orientação sexual das outras pessoas.
Existem muitos casos de homofóbicos cometerem crimes contra homossexuais alguns chegam até cometerem assassinatos.Atitudes homofóbicas vão desde piadas para ridicularizar, violência física, até assassinatos.
...