IDENTIDADE DE GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL E SUAS ESPECIFICAÇÕES, CONQUISTAS E LUTAS DA POPULAÇÃO LGBT POR SEUS DIREITOS
Por: Tassia Poorn • 4/5/2019 • Relatório de pesquisa • 17.395 Palavras (70 Páginas) • 221 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
IDENTIDADE DE GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL E SUAS ESPECIFICAÇÕES, CONQUISTAS E LUTAS DA POPULAÇÃO LGBT POR SEUS DIREITOS
Trabalho de Conclusão de Curso aprovado, apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, no Centro de Ciências Sociais, como requisito parcial para a obtenção do título de Serviço Social, com nota final igual a _______, conferida pela Banca Examinadora formada pelos professores:
______________________________________
Prof. Orientador – Maria Angela Santini
Universidade Norte do Paraná
______________________________________
Prof. Universidade Norte do Paraná
______________________________________
Prof. Universidade Norte do Paraná
Lajeado, 23 de outubro de 2017.
[pic 13]
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente à Deus por me dar saúde e força para chegar até aqui.
À minha família pelo apoio moral, financeiro e compreenderem o processo de desenvolvimento do presente trabalho.
Ao meu namorado pelo incentivo e compreensão.
Aos meus amigos, pelo incentivo e ajuda nas horas de desespero, em especial, Lautenir Azevedo Júnior.
PORN, TÁSSIA. IDENTIDADE DE GÊNERO, ORIENTAÇÃO SEXUAL E SUAS ESPECIFICAÇÕES, CONQUISTAS E LUTAS DA POPULAÇÃO LGBT POR SEUS DIREITOS. 2017. 52 FOLHAS. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS, UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR, LAJEADO, 2017.
RESUMO
O presente trabalho servirá para conhecer a população LGBT, sua saúde e seus direitos. Falará sobre o preconceito, e identificará o que é exatamente identidade de gênero e orientação sexual, duas coisas completamente diferentes, mas que andam juntas. Também abordará a questão do serviço social ter um papel importante na busca de direitos por essa população, tendo como norteamento o Conselho Federal de Serviço Social.
Palavras-chave: LGBT. Direitos. Saúde. Serviço Social. Conselho Federal.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
LGBT Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística CNJ Conselho Nacional de Justiça UOL Universo Online SUS Sistema Único de Saúde SISAN Sistema de Informação de Agravos de Notificação AIDS Abbreviation for Acquired Immune Deficiency Syndrome CFESS Concelho Federal de Serviço Social CRESS Conselho regional de serviço social ABL Articulação Brasileira de Lesbicas ABGLT Associação Brasileira de Gays, Lesbicas, Bissexuais, Travesti e Transexuais CNDC/LGBT Conselho Nacional de Combate à Discriminação de Lesbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais SDH/PR Secretaria de Direitos Humanos da Previdência da Republica | |
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 8
2 DESENVOLVIMENTO 11
2.1 CAPÍTULO 1 - IDENTIDADE DE GÊNERO 11
2.2 CAPÍTULO 2 – ORIENTAÇÃO SEXUAL 18
2.3 CAPÍTULO 3 – DIREITOS SOCIAIS DOS LGBT’S 20
2.4 CAPÍTULO 4 – SAÚDE LGBT 26
2.5 CAPÍTULO 5 – CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL NA LUTA PELA LIVRE ORIENTAÇÃO E EXPRESSÃO SEXUAL 32
3 CONCLUSÃO 47
REFERÊNCIAS 49
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho de conclusão de curso objetiva sistematizar o conhecimento adquirido durante o processo de formação do Curso de Serviço Social da Universidade UNOPAR, Polo Lajeado - Rio Grande do Sul, através das experiências práticas vividas, confrontando-as com os referenciais teóricos que norteiam a formação profissional subsidiando o aprendizado acadêmico. O tema a ser discutido é “Falta dos Direitos dos LGBT’s.”
O interesse em falar sobre este tema surgiu a partir das vivências e dos ciclos de amizade que a vida foi me oportunizando. Percebi nos meus amigos, pertencentes do grupo LGBT, a dificuldade de assumir publicamente as suas orientações, tanto de gênero, como sexual. Com coragem e resistência eles demonstraram – e continuam demonstrando - uma imensa vontade de alcançar a realização pessoal, que, durante o processo de aceitação social, se baseia, unicamente em algo simples: serem aceitos, com respeito, exatamente como são, visto que a orientação de cada um deles não influencia, de maneira alguma, a vida de quem quer seja a não ser a deles.
...