III CONFERÊNCIA MUNICIPAL LGBT DE JOÃO PESSOA
Por: neldani • 26/3/2016 • Relatório de pesquisa • 473 Palavras (2 Páginas) • 223 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE GRADUAÇÃO DE BACHRELADO EM SERVIÇO SOCIAL
DANIELA SHIRLEY DA SILVA CASTRO
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL LGBT DE JOÃO PESSOA
João Pessoa
2015[pic 2]
RELATÓRIO
A III Conferência Municipal LGBT de João Pessoa com o tema "Por um Brasil que criminalize a violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de João Pessoa", foi realizada de 13 a 14 de novembro de 2015, com a abertura no auditório da OAB e no segundo dia na Escola Municipal Aruanda nos Bancários, em João Pessoa - PB. Visando como objetivo discutir, propor e avaliar a política pública para a população LGBT, e como também a definição dos delegados para a Conferência Estadual LGBT. a abordagem do tema.
O evento iniciou com a apresentação do Hino nacional com a cantora, posteriormente tivemos a formação da mesa composta pela. Os trabalhos se iniciaram com a . A secretária apresentou uma avalição do politica LGBT Paraíba, apontando os avanços e desafios dessa política no Estado.
No dia seguinte os trabalhos foram abertos com a A secretária Iêda Castro abordou na palestra o SUAS nesse dez anos, e trouxe alguns pontos importantes, tais como: a garantia de acesso em todo território nacional; a cultura política do direito e não do favor; ampliação dos CRAS e CRES; crescimento dos recursos para a assistência, entre outros.
Após o almoço foi aberta os grupos de trabalho, os mesmos foram divididos em cinco dimensões, onde os delegados iriam discutir e propor as proposta para plenária final. Cada grupo trabalhou dez proposaprioridades no nível estadual e da união, podendo ser indicada só três prioridades por esfera para plenária final. Encerando assim os trabalhos do dia. No dia seguinte o conjunto das propostas vinculadas a cada dimensão foram debatidas e votadas na plenária final, saindo assim um documento final para a Conferência Nacional de Assistência Social. Posteriormente foram escolhidos os delegados para a X Conferência Nacional de Assistência Social que será no mês de dezembro em Brasília.
Ficou evidente que a conferência de assistência é peça fundamental para a discussão da política de assistência e sem ela não temos os avanços necessários para a sua construção e crescimento, porém alguns pontos ficaram evidentes, que alguns dos delegados estavam ali para discutir e votar a melhor proposta para a política, porém outro já não tinha a mesma intenção, não sabia a importância de esta representando o seu município, só vendo a possibilidade de ir a Brasília. Portanto, participar da Conferência de Assistência social me trouxe um grande arcabouço para o meu conhecimento, onde puder sentir como acontece à construção da política na assistência, sendo uma política tão prejudicada historicamente.
...