LINGUAGEM- PENSAMENTO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Por: Má ra • 27/3/2016 • Resenha • 314 Palavras (2 Páginas) • 903 Visualizações
CONCEITO E DEFINIÇÃO
Neste capitulo a autora percorre o pensamento de alguns estudiosos para compreender a questão da linguagem, Skinner, Vygotski, Piaget, Malrieu, Leontiev, terwilliger e Flahault.
Ela inicia pelas contribuições de Skinner, o qual recebe o comportamento verbal “como todo aquele medido por outra pessoa", incluindo gestos, sinais, ritos e a linguagem. Podemos entender que a linguagem é a responsável pela sobrevivência da sociedade, faz-se necessário resgatar a sua importância para a compreensão do homem em sua totalidade.
A linguagem é um produto coletivo, como um meio que viabiliza a construção de uma visão de mundo, além de ser um instrumento de comunicação, é a responsável pela incorporação do mundo, de extrema importância ressaltar que a aprendizagem (da língua materna) Possibilita o ingresso da criança na história de sua sociedade, viabilizando a reprodução do" processo de hominização" a criança torna - se produto e produtora da história de seu grupo social.
O pensamento de Vigotsky, afirma que "uma palavra é um microcosmo da consciência humana," nessa visão um grupo estipula que tipo de linguagem deve se Ter e qual o significado terá tal linguagem, a função primaria da linguagem é a comunicação através da qual a criança representa o mundo que a cerca.
Na visão da autora, estes autores contribuem para um conhecimento psicológico da aprendizagem da linguagem: Skinner pela análise empírica que faz, demonstra a materialidade de falar e pensar; Piaget e Malrieu apontam para a gênese social das representações da criança, Leontiey faz referência a dois processos: o da objetividade e subjetividade, Terwilliger afirma ser "a palavra uma arma do poder".
Sendo assim, podemos entender que a linguagem é um instrumento em potencial nas mãos da classe dominante, que pode ser empregado para controlar o homem, Portanto a linguagem promove a alienação.
Faz se necessário não apenas estudar o individual, mas toda a relação entre os grupos a inserção desse indivíduo... dos idealizadores aos questionadores.
...