Lei De Lavoisier E Fenômenos Químicos E Físicos
Ensaios: Lei De Lavoisier E Fenômenos Químicos E Físicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annelym • 19/1/2014 • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 602 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Campus São Gonçalo
Eduardo Matheus, Mylenna Vieira, Pablo Dias e Raphael Cavalcanti
Lei de Lavoisier e Fenômenos Químicos e Físicos
RESUMO
Este trabalho apresenta as características exigíveis para a apresentação de um relatório técnico-científico, conforme a norma técnica NBR 10719:1989, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Vamos relatar os experimentos realizados em laboratórios e quais conceitos podem ser observados em cada um.
Palavras-chave: Relatório; Química; Lavoisier; Fenômenos físicos; Fenômenos químicos.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...........................................................................
2 DESENVOLVIMENTO................................................................ 2.1 OBJETIVOS........................................................... 2.2 METODOLOGIA..................................................... 2.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS.................. 2.4 RESULTADOS........................................................
3 CONCLUSÃO..............................................................................
4 BIBLIOGRAFIA...........................................................................
1 – Introdução
Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), também conhecido como o pai da química moderna, foi um químico francês que em descobriu a Lei de Conservação das Massas, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier em sua homenagem.
Lavoisier fez inúmeras experiências nas quais pesava as substâncias participantes, antes e depois da reação, e pode verificar que a massa total do sistema permanecia inalterada (quando a reação ocorria num sistema fechado, pois não havia trocas com as vizinhanças), concluindo que a soma total das massas dos reagentes, é igual à soma total das massas dos produtos. Esta lei é enunciada pela famosa frase: “Na Natureza, nada se cria e nada se destrói, tudo se transforma.”
2 – Desenvolvimento
2.1 – Objetivos
Identificar a aplicação da Lei de Lavoisier, diferenciar os fenômenos físicos dos químicos.
2.2 – Metodologia
• Lei de Lavoisier
Tubo de ensaio
Dicromato de amônio
Balança Analitica
Maçarico
Pinça de Madeira
• Fenômenos Químicos e Físicos
Maçarico
Tela de Amianto
Iodo (I2)
Tubos de ensaio
Estante para tubos
Magnésio metálico (Mgo)
Becher de 50 mL
Pinça para Becher
Vidro de relógio
Prego – ferro metálico (Feo)
Solução de Cloreto Férrico (FeCl3) 0,1 mol/L
Solução de Tiocianato de Amônico (NH4SCN) 0.1 mol/L
Solução de Ácido Clorídrico (HCl) 30% v/v
2.3 – Procedimentos experimentais
• Lei de Lavoisier
Em um tubo de ensaio, adicionar 6g de dicromato de amônio e determinar a massa do conjunto (tubo+sal) e anotar o valor da massa. Anotar também o aspecto do sal.
Aquecer o tubo de ensaio com o maçarico, segurando – o com a pinça de madeira. Esperar esfriar, determinar a massa do conjunto (tubo+sal) e anotar o valor da massa. Anotar também o aspecto da substância formada.
Verificar a diferença de massa antes e depois do aquecimento.
Repetir o procedimento com o tubo fechado (com rolha) e verificar a diferença de massa antes e depois do aquecimento.
• Fenômenos químicos e físicos
Experimento 1
Colocar alguns cristais de iodo (I2) em um becher limpo e seco. Cobrir o becher com um vidro de relógio contendo água. Colocar este conjunto em aquecimento com o auxílio de um maçarico até que os vapores de iodo cheguem ao vidro de relógio. Desligar o aquecimento e deixar esfriar o sistema (colocar o becher para esfriar sobre outra tela de amianto, na bancada). Anotar todas as observações (antes e depois do experimento) e determinar se o fenômeno é físico ou químico.
Experimento 2
Colocar 1,0 mL de solução de cloreto férrico (FeCl3) e adicionar 1,0 mL de solução de tiocianato de amônio (NH4SCN). Agitar, observar e colocar o tubo na estante. O fenômeno é físico ou químico?
Experimento 3
Segurar um pequeno pedaço de magnésio metálico (Mgo) com uma pinça metálica. Introduzir a ponta do metal na chama (zona oxidante) do maçarico. Observar com cuidado a combustão do magnésio e o aspecto da substância que resta na pinça (a luz produzida é muito forte e pode prejudicar a vista).
Experimento 4
Em um tubo de ensaio adicionar 5,0 mL de solução de ácido clorídrico (HCl) 10% v/v e um pequeno pedaço de ferro
...