MATEMATICA FINCEIRA
Ensaios: MATEMATICA FINCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 17112007 • 15/3/2015 • 5.848 Palavras (24 Páginas) • 246 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP
INSTITUTO DENIZARD RIVAIL POLO MANAUS-AM
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JESSICA MAYARA LIMA GAMA RA: 435141
CRISTIANE DAMASCENO RA: 8142760000
ROSELANE CRISTINA DA C. ALVESRA: 435639
VALCIMARA MARTINS REIS RA: 415817
VANUCIA MORAES DE OLIVEIRA RA: 440522
MATEMÁTICA FINANCEIRA
MANAUS-AM
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP
INSTITUTO DENIZARD RIVAIL POLO MANAUS-AM
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JESSICA MAYARA LIMA GAMA RA: 435141
CRISTIANE DAMASCENORA: 8142760000
ROSELANE CRISTINA DA C. ALVESRA: 435639
VALCIMARA MARTINS REIS RA: 415817
VANUCIA MORAES DE OLIVEIRA RA: 440522
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Trabalho da disciplina Contabilidade Intermediária do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera – UNIDERP (Pólo Manaus-AM), como requisito parcial à obtenção de nota, sob a orientação a distancia do Profº. Esp. Leonardo T. Otsuka e presencial com a Prof.ª: Iza Raquel Martins.
MANAUS-AM
2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO
A Matemática Financeira é uma área da matemática que estuda a relação do dinheiro com o tempo, avaliando como esse dinheiro é ou será empregado, visando aumentar os resultados. Pois no cenário econômico global no qual nos encontramos, nenhum projeto ou investimento é executado sem que sejam analisados e levados em conta todos os seus aspectos financeiros.
A matemática financeira é de grande importância no meio empresarial, sendo uma peça fundamental nos balanços comerciais, calculo de folha de pagamento, balancetes, cálculos trabalhistas, entre outros.
Nosso cotidiano mesmo que não percebamos, a matemática financeira esta presente se compramos um imóvel ou emprestamos dinheiro ao banco, seja a prazo ou avista, nos cálculos dos valores de cada parcela ou desconto.
Quando aplicamos certa quantia em dinheiro na poupança, e queremos saber quanto isso nos rendera no final de certo período, a matéria matemática financeira nos ajuda a contabilizá-lo.
Se formos afundo e procurarmos conhecer melhor essa área da matemática, nos educaremos financeiramente, teremos uma vida com menos preocupação nessa área, que para muitas pessoas é difícil de controlar. Pois dentro dessa matéria existe muita coisa para aprendermos, como: juros simples e compostos, como calcular esse juro, a taxa, entre outras coisas.
Existe uma ferramenta que completa a matemática financeira, se chama HP 12C, é uma calculadora financeira que facilita muito na hora de fazer cálculos, se para resolver uma operação de juros, por exemplo, existe uma formula para este calculo é com certeza levaria um tempo pra resolver, mas na calculadora apertando algumas teclas levaria em poucos minutos obtemos o resultado.
Portando, conhecer essa área da matemática é muito importante, pois educa a vida financeira, facilitas os cálculos das organizações empresariais, é uma arma poderosa para aquelas pessoas que querem se reeducar financeiramente, ou seja, controlar os seus gatos e se planejar antes de qualquer investimento.
Desafio
Encontrar o valor aproximado que será gasto por Marcelo e Ana para que a vida de seu filho seja bem assistida, do nascimento até o término da faculdade.
CAPITALIZAÇÃO SIMPLES
Conceito
No regime de capitalização simples, os juros são calculados sempre sobre o valor inicial, não ocorrendo qualquer alteração da base de cálculo durante o período de cálculo dos juros. Na modalidade de juros simples, a base de cálculo é sempre o Valor Atual ou Valor Presente (PV). O regime de capitalização simples representa, portanto, uma equação aritmética, sendo que o capital cresce de forma linear, seguindo uma reta; logo, é indiferente se os juros são pagos periodicamente ou no final do período total. O regime de capitalização simples é muito utilizado em países com baixo índice de inflação e custo real do dinheiro baixo; no entanto, em países com alto índice de inflação ou custo financeiro real elevado, a exemplo do Brasil, a utilização de capitalização simples só é recomendada para aplicações de curto prazo. A capitalização simples, porém, representa o início do estudo da matemática financeira, pois todos os estudos de matemática financeira são oriundos de capitalização simples. (KUHNEN, 2008).
Juros Simples
No regime de juros simples, os juros de cada período são sempre calculados em função do capital inicial (principal) aplicado. Os juros do período não são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Os juros não são capitalizados e, conseqüentemente, não rendem juros. Assim, apenas o principal é que rende juros. (PUCCINI, 2004).
Fórmulas
Valor do juro simples - J
Valor do montante simples - FV
Valor Presente – PV
Cálculo
...