Matematica Financeira
Exames: Matematica Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alcimiguel • 1/11/2013 • 404 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
3. REGIMES DE CAPITALIZAÇÃO
Ao fim de cada período de tempo o capital aplicado vence juros. Quando um capital é
cedido (aplicado) podem ser negociados basicamente duas formas de liquidação dos
juros vincendos. No primeiro caso estamos perante uma situação de capitalização em regime de juros simples, enquanto que no segundo caso o regime de capitalização diz-se de juros compostos.
Durante o prazo de aplicação, os juros pagos após cada período de capitalização podem ser reinvestidos no próprio empréstimo (re-emprestados), ou não. Se forem re-emprestados, diz-se que os juros são capitalizados, porque passam a integrar o capital do próximo período de capitalização.
Capitalização composta - No regime de capitalização composta, ou juro composto, adiciona-se os juros pagos ao capital do empréstimo e volta-se a emprestar.
HP-12C
A Calculadora HP 12c é muito utilizada em instituições financeiras, principalmente para cálculos envolvendo a capitalização composta, operações com datas e financiamentos.
A utilização das calculadoras financeiras, principalmente na fase inicial não empobrece o aprendizado. Ou seja, os conhecimentos dos fundamentos do cálculo financeiro se forem adequadamente transmitidos e compreendidos – ¬isto não exige excesso de fórmulas nem demonstrações matemáticas – o uso das funções financeiras embutidas nas calculadoras financeiras não traz qualquer prejuízo para o estudante. O papel das calculadoras financeiras é dar produtividade na realização dos cálculos financeiros.
Nas organizações, os cálculos financeiros são executados pelos sistemas informatizados. Mesmo assim o conhecimento de Matemática Financeira é tão valorizado. Até porque nenhum sistema informatizado jamais fará todos os cálculos financeiros. Sempre haverá uma situação não contemplada inicialmente no desenvolvimento do sistema. Depois, há que se considerar que muitas vezes o problema não se resume a calcular. Também é preciso interpretar o cálculo realizado e isto o sistema não faz.
Uma pessoa que não gosta de Matemática pode aprender a fazer os cálculos financeiros satisfatoriamente. A maioria das pessoas conhece as operações aritméticas de soma, subtração, multiplicação e divisão. A Matemática Financeira usa principalmente uma operação pouco ou nada habitual para essas pessoas que é a potenciação. É este detalhe que cria toda a mística da Matemática Financeira. É o calculo com potenciação característico dos juros compostos que faz com uma dívida que cresce 2% ao mês, depois de dez meses terá crescido 21,9% e não apenas 20%. Com uma adequada metodologia didática, a pessoa aprende a fazer o cálculo, com uma fórmula ou com uma função específica de uma calculadora financeira, do modo que lhe parecer mais amigável.
...