Medicina Aeroespacial
Trabalho Universitário: Medicina Aeroespacial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LGHAUTZ • 13/10/2014 • 396 Palavras (2 Páginas) • 570 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de aprendizagem: Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor:
Nome do estudante:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (5,0)
Leia os textos:
* O piloto comercial e a jornada de trabalho: o tempo de jornada, o descanso e os acidentes, aspectos relacionados ao fator humano - Uma revisão de literatura.
Disponível em http://inseer.ibict.br/sipaer/index.php/sipaer/article/view/3
* Lei nº 7.183, de 05 de abril de 1984.
Disponível em http://www2.anac.gov.br/biblioteca/leis/lei7183%20.pdf
Escreva sobre o modo que o tema fadiga tem sido abordado no seu ambiente de trabalho, mesmo que ainda não seja o ambiente aeronáutico? Tenha liberdade para expor sua percepção, criticar positiva ou negativamente e elaborar propostas.
O tema fadiga não é abordado no meu trabalho, isso sou eu mesmo quem administra, já que piloto um monomotor de pequeno porte como piloto freelancer, e a minha jornada de trabalho é muito baixa, vôo uma vez por mês sendo na maioria das vezes totalizando 6 horas de vôo durante 3 dias o que é bastante tranqüilo. Administro a possível fadiga de outras atividades, dormindo o tempo necessário para minha revitalização um dia antes do vôo, já que sou avisado com antecedência quando preciso voar.
Em grandes empresas este tema deve ser abordado com muita seriedade, já que ocorreream muitos acidentes por sobrecarga de trabalho da tripulação devem haver programas sobre fadiga dentro do ambiente profissional.
Questão 2 (5,0 pontos)
A sobrecarga autoprovocada é um tipo particular de estresse. Comente sobre suas particularidades e argumente sobre a menor ou maior facilidade de gerenciamento da sobrecarga autoprovocada em relação ao estresse de uma forma geral?
A sobrecarga autoprovocada como o próprio nome já diz, é um tipo de estresse provocado pelo individuo. Este tipo de estresse já que é provocado, se torna mais fácil de ser controlado, ao contrário do autoimposto , ele é facilmente gerenciado através de uma alimentação balanceada, sem muita gordura e carboidratos, noites bem dormidas com pelo menos 8 horas de sono para garantir uma boa energia para o individuo, evitar alguns medicamentos, não ingerir bebida alcoólica durante as 12 horas antes do vôo, basicamente
...