Meio Ambiente
Por: darladg • 22/10/2016 • Trabalho acadêmico • 2.155 Palavras (9 Páginas) • 277 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social
DARLA DA CUNHA ALMEIDA
O MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE AMAJARI E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS DIANTE DOS PROCESSOS HISTÓRICOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS.
[pic 3]
Boa Vista
2015
ADRIANA NOGUEIRA DA SILVA
darla da cunha almeida
jose carlos souza dos santos
SÔNIA GUILHERME DE MORAIS
O MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE AMAJARI E A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS DIANTE DOS PROCESSOS HISTÓRICOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS.
Trabalho apresentado ao 3º semestre do Curso (Serviço Social) da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Estatística e indicadores sociais, Economia politica, Psicologia social e Fundamentos hist. Teóricos do ssoc. II].
Prof : Clarice da Luz Kernkamp, Sérgio de Goes Barboza, Ana Carolina de Paula Athayde e Danillo Ferreira de Brito.
BOA VISTA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 NÚMEROS DE HABITANTES
2.2 ÁREA E POSIÇÃO GEOGRÁFICA
2.3 INDICES DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL - IDH 7
2.4 INDICADORES DA EDUCAÇÃO...........................................................................8
2.5 EXPECTATIVAS DE VIDA E A SAÚDE..............................................................10
2.6 MEIO AMBIENTE.................................................................................................11
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Este trabalho visa apresentar todos os conteúdos inseridos no sumário, falando principalmente do meio ambiente da região do município de Amajari, sua criação, evolução e estágio atual do Município.
O povoado que deu origem à cidade começou com um bar, em 1975, cujo proprietário é o morador e comerciante, Senhor Brasil; a partir daí surgiram às primeiras residências ao redor, cresceram em número e formaram uma vila, elevando-se a categoria de Vila Brasil, em homenagem ao fundador.
Em 17 de outubro de 1995 (Lei n° 097), transformou-se em município levando o nome de Amajari, devido ao principal rio da região do Estado - o rio Amajari, afluente do rio Uraricoera.
A população da região é composta de índios e nordestino, que, pelos seus costumes, acabaram por transformar o lugar na “Capital do Forró”. A bacia hidrográfica é composta pelos rios Uraricoera, Parimé e Amajari e a cobertura
vegetal é caracterizada por florestas densas e savanas.
Esse município possui uma área demarcada como reserva indígena de 16.790,99 Km2, representando 58,71% em relação às terras do Município. Suas principais áreas são: Ananás, Aningal, Cajueiro, Ouro, Ponta da Serra, Santa
Inês com os seus principais dialetos (macuxi); Anaro (Wapixana); Araçá (Macuxi / Wapixana); Yanomami (Yanomami).
Segundo IBGE (Contagem da População 2007) o município possui 7.586 habitantes e sua área territorial é de 28.472,22 Km2, com clima tropical quente/úmido e temperatura média anual de 26°C. O gentílico do município é Amajariense.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 Números de habitantes.
Amajari é um município do norte do estado de Roraima. A população estimada é de 10.721 habitantes de acordo com dados divulgados pelo IBGE e a área é de 28.472 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,2 hab/km². Seus limites são a Venezuela a oeste e norte, Pacaraima a leste, Boa Vista a sudeste e Alto Alegre a sul.
A análise demográfica, sob os seus aspectos de evolução, distribuição espacial e de composição etária, visa conhecer e explicitar os principais fatores responsáveis pelas atuais características populacionais do Município
Em relação à transformação em município, o Amajari foi criado no ano de 1975, aonde chegou o primeiro morador, o Senhor Brasil, dando nome ao lugar. Em 17 de outubro de 1995, através da lei nº 097, o município foi criado com terras desmembradas do município da Capital do Estado, formado da união de várias vilas. Entre estas, escolheu-se a Vila Brasil como sede municipal, sendo elevada à categoria de cidade. O acesso a ela dá-se parte pela BR-174, parte pela rodovia estadual RR-203, ambas asfaltadas e em boas condições de tráfego, totalizando 158 km da capital Boa Vista.
Segue uma relação de das principais localidades não-índigenas do município e suas respectivas populações segundo o Censo de 2010.
- 1.219 habitantes - Vila Brasil (sede)
- 116 habitantes - Vila Tepequém
- 587 habitantes - Vila Três Corações
- 693 habitantes - Vila do Trairão
O município possui basicamente dois tipos de clima: Aw, que é o clima tropical chuvoso de savana com um pequeno período seco, e o Am, clima tropical chuvoso de monção no extremo leste e quente possuindo estação seca. Já a temperatura média do município é de 26 °C.
2.2 Área e posição geográfica
O município de Amajari, segundo dados do IBGE, está localizado no norte do Estado de Roraima, na mesorregião Norte, microrregião Boa Vista, situado nas coordenadas geográficas 61º 25’ 15 de longitude Oeste e 03º 39' 19 de latitude Norte Limita-se ao norte com a República Bolivariana da Venezuela; ao sul com o município de Alto Alegre e Boa Vista; a leste com o município de Pacaraima e a oeste com a República Bolivariana da Venezuela.
...