Meio Ambiente
Artigo: Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Poliana • 10/11/2014 • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 225 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Atualmente a utilização dos recursos naturais do nosso planeta, tem se caracterizado como um grande problema de ordem ambiental, originado pela crescente necessidade de consumo que é alimentada pela propaganda midiática através dos meios de comunicação em que massifica-se a ideia de consumo como uma necessidade vital do indivíduo. Nessa perspectiva, crianças desde muito pequenas são formadas para consumir cada vez mais ajudando com isso a produção de toneladas de lixo a cada dia, descartado muitas vezes em lugares inadequados, sem nenhum cuidado com os resíduos sólidos e o seu destino final.
No Brasil, o problema torna-se mais degradante, uma vez que, apenas 2 % dos municípios possuem programas de coleta seletiva. Esta constatação aponta a necessidade urgente de estabelecer-se uma relação satisfatória, entre o homem e a natureza, desenvolvendo a consciência para fazer bom uso dos recursos naturais, sem agredir e prejudicar o meio ambiente de forma irreversível, bem como, resultando em mudança de atitudes, e valores sobre a utilização dos recursos ambientais e preservação do meio ambiente.
A partir de tal premissa, o trabalho com reciclagem do lixo nas escolas, desde a Educação Infantil, torna-se indispensável. Para MARODIN E MORAIS, a partir de uma reflexão, o lixo passa a ser visto de outra maneira, não como um final, mais como o início de um ciclo em que podemos preservar o meio ambiente, incentivar a participação consciente e a transformação de hábitos (MARODIN E MORAIS, 2004, p.3).
Sabe-se que é na infância que são desenvolvidos hábitos e são formados os conceitos sobre a vida e a natureza, é pois, tarefa da Educação Infantil, possibilitar os meios de desenvolver os princípios de preservação e respeito à natureza.
JUSTIFICATIVA
O lixo é um elemento presente na vida de qualquer pessoa, sendo um ótimo tema a ser trabalhado com os alunos já na Educação Infantil, de forma interdisciplinar, objetivando a conscientização e a mudança de atitudes dentro e fora da sala de aula. Assim, a educação ambiental na escola assume um papel preponderante para a formação do sujeito e sua inserção social, propiciando-lhe um agir com consciência e atitude perante os problemas do meio ambiente. (SILVA,2007, p. 11)
No entanto, pensar a Educação Ambiental para além do mero repasse de informações e conceitos, constitui-se ainda como desafio para as escolas, principalmente, as de Educação Infantil. Para efetivar-se mudança de atitude (mesmo dos pequenos), é preciso voltar a atenção para o tema, buscando-se estruturar o trabalho de forma lúdica e prazerosa que oportunize a construção de conhecimentos e possibilite o desenvolvimento de atitudes sensíveis ao meio ambiente.
A criança entende o mundo através dos brinquedos e brincadeiras. Ao relacionar à brincadeira e os brinquedos as vivências no ambiente, a criança tem a oportunidade de novas construções e descobertas.
Assim, é preciso pensar as atividades relacionadas ao projeto, levando em consideração a importância do brincar, para a criança, sendo, portanto, imprescindível no ambiente escolar, no auxílio da compreensão da temática do projeto, estabelecendo a relação entre o meio ambiente, a reciclagem e o brincar.
Por exemplo, quando partilhamos com a criança a reinvenção de um brinquedo, estamos também, levando-a descobrir o encanto nas coisas simples e recicláveis. Isso é muito mais que uma nova forma de brincar: a criação de brinquedos com sucata é uma proposta de mudança na forma de ver as coisas, é um convite para uma pequena aventura. Aventura que expõe as potencialidades da criança, afeta suas emoções, põe à prova suas aptidões e testa seus limites. O ato de criar brinquedos com materiais recicláveis de diferentes naturezas permite à criança descobrir as diferentes propriedades e características do lixo. E aqui o erro é parte importante do processo de descoberta. O brinquedo, em especial é concebido como suporte da brincadeira o objeto torna-se brinquedo quando assume uma função lúdica, ou seja, quando a criança reveste esse objeto de um significado que é sempre social, podendo agregar arte, educação, cultura e cidadania.(SOUZA DE VARGAS, 2002; GILLES BIROUGÉRE, 1994).
Nessa perspectiva, este projeto busca por meio de atividades exploratórias no meio ambiente, vinculadas ao lúdico e ao contexto do qual os alunos encontram-se inseridos, problematizar de forma significativa a reciclagem, reutilização e destino certo do lixo produzido no dia-a-dia.
OBJETIVOS
• Problematizar a reciclagem, reutilização e destino certo do lixo produzido no dia-a-dia, de forma lúdica
...