Meio Ambiente
Ensaios: Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarceeloSoarees • 1/3/2015 • 334 Palavras (2 Páginas) • 121 Visualizações
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A influência do desenho industrial na vida cotidiana
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Enviado por mariaeduarda, abril 2010 | 5 Páginas (1006 Palavras) | 1960 Consultas | Denunciar |
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INDUSTRIAL NA VIDA COTIDIANA
A Escola de Bauhaus
Mais do que uma escola que revolucionou o ensino da arte, do design e da arquitetura, Bauhaus foi um movimento detransformações no campo da arte e da arquitetura que marcou o século XX.
Fundada na Alemanha em 1919, sob a direção do arquiteto Walter Gropius e artistas de vanguarda como Oskar Schlemmer, Paul Klee,Wassili Kandinski, Josef Albers, Johannes Itten, Lyonel Feininger e o arquiteto Mies Van der Rohe, foi responsável por fixar diretrizes estéticas que se difundiram em outros países do ocidente. A harmoniaentre forma e função, sem detalhes decorativos supérfluos na arquitetura e nos objetos da vida cotidiana, era um princípio da nova era funcionalista.
Essa estética racionalista estava aliada àideologia progressista de organizar o ambiente da vida social e torná-lo compatível com a realidade industrial, mas ia de encontro aos ideais da antiguidade clássica defendida pelos nazistas. A escola,por exercer forte influência sobre a sociedade local, com suas utopias sociais e idéias avançadas passou a incomodar os setores conservadores. Acusada também de propagar uma arte degenerada, foiperseguida, a Bauhaus passou por três diferentes cidades até o seu fechamento definitivo em 1933, quando o partido Nazista assumiu o poder.
A meta da Bauhaus era a arquitetura. "A arquitetura é a meta detoda a atividade criadora”, palavras de Walter Gropius, no primeiro manifesto redigido em 1919. Mas esta só aparece depois das artes plásticas, do design e do exercício do artesanato. Além derevolucionar a didática do ensino de arte e arquitetura, com o objetivo de preparar um profissional ligado aos fenômenos culturais e sociais mais expressivos do mundo moderno. Tinha uma proposta clara einovadora de integração entre arte e sociedade, a criação de uma estética humanista do mundo moderno, com uma vontade mais ampla de adequar a sociedade à realidade tecnológica do século dominado pela... [continua]
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