Meio ambiente
Por: greice • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 865 Palavras (4 Páginas) • 177 Visualizações
QUESTÃO 01
Todos têm um papel a desempenhar individual e coletivamente quando o assunto é conservação do meio ambiente, pois este é a razão principal de continuarmos vivos.
Individualmente o meu papel é de, primeiro, pensar e refletir sobre o mundo em que vivo e quais as contribuições que posso dar. Em relação ao meio ambiente, considero importante repensar a minha forma de consumo, evitar desperdícios, racionalizar a utilização que faço dos recursos naturais a mim disponíveis. Uma das demais ações que posso aderir é a aquisição de produtos derivados de fontes de recursos não-renováveis, produtores de lixos altamente tóxicos, que não são decompostos pela natureza e acabam provocando tragédias no meio ambiente como poluições atmosféricas, aquáticas, dos solos.
Mudar as ações cotidianas tendo em vista a conservação dos recursos naturais é uma atitude positiva e solidária também com as outras pessoas que habitam o planeta e penso que, como uma profissional do Serviço Social que eu serei, terei como papel ser uma educadora ambiental, tendo em vista o compartilhamento dos conhecimentos acerca deste tema, visando garantir que através da Educação Ambiental outros indivíduos mudem a sua postura egoísta com relação ao meio ambiente e tornem-se agentes transformadores e disseminadores de mais conhecimentos.
QUESTÃO 02
Na atual sociedade em que vivemos não tem como viver sem consumir algo. A questão que deve ser salientada é como este consumo deve ser realizado. Se o consumo ocorresse de forma responsável, sem exageros o meio ambiente sofreria menos danos causados pelas ações da humanidade. Mas o que se observa na realidade é um consumismo sem fim, sem precedentes instigados pelas mídias que propagam os interesses capitalistas, criando necessidades virtuais que induzem os indivíduos a comprarem tudo o que vêem pela frente. O problema é que além de se tornar necessário explorar cada vez mais o meio ambiente para a retirada de matérias-primas de fontes renováveis e não renováveis, há uma produção exorbitante de lixo, o qual não tem, em muitas ocasiões um condicionamento adequado, além de serem constituídos de metais pesados, substâncias radioativas, materiais que a terra não consegue decompor, gerando assim a contaminação do solo, das águas, do ar, dos animais, da vegetação. Quando compramos um celular nem nos preocupamos o que faremos com o celular velho, o que será feito da sua sucata, como o meio receberá este material.
Sendo assim, necessitamos nos adaptar a desenvolver ações ecológicas e sustentáveis criando uma cultura onde as pessoas venham a se conscientizar que não é só a floresta que está desaparecendo do mapa, mas que a a poluição do ar e das águas também tem crescido numa proporção sem limites. Se cada um de nós fizer a sua parte, consumir os bens materiais de forma consciente, responsável, aumentem-se as possibilidades das próximas gerações terem água potável, ar puro, florestas e recursos naturais disponíveis para satisfação responsável das suas necessidades.
Destarte, o consumo deve ser consciente, pautado na ética e no compromisso de se construir uma sociedade mais justa, generosa e responsável. O consumidor deve evitar o desnecessário, optar produtos duráveis, que consumam menos energia, com pouca embalagem, permita fazer bem à saúde, além de gerarem renda para comunidades locais e promoverem o desenvolvimento humano.
QUESTÃO 03
A alternativa certa é a E, pois é a única que se propõe a realização da Educação Ambiental além da divulgação de conhecimento, indo além quando propõe ações conservacionistas para as áreas naturais, possibilitando a prevenção de doenças na área de aproveitamento da Hidroéletrica de Belo Monte. Sendo assim, as demais alternativas estão incorretas pois colocam como foco da Educação Ambiental outros princípios diferentes dos anteriormente citados.
...