Metodologia De Estudo E De Pesquisa
Casos: Metodologia De Estudo E De Pesquisa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: francn • 17/10/2014 • 1.657 Palavras (7 Páginas) • 854 Visualizações
1. Considerando as estratégias de estudo apresentadas na unidade 1, argumente sobre o seu próprio método de estudo, explicando quais estratégias você utilizaria (mínimo de cinco estratégias) e a importância delas para o autoestudo.
Para estudarmos precisamos nos precisamos conciliar um pouco de cada atividade do nosso dia a dia como lazer, família, esporte entre outros e as estratégias que usaria são:
1- local para estudos, sem barulho, televisão.
2- ler em voz alta
3-grifar partes mais importantes
4- fazer um resumo
5- estudar em grupo também ajuda.
2. Diferencie conhecimento mitológico e conhecimento filosófico, citando um exemplo de cada. Você pode utilizar o fascículo de MEP ou buscar outras fontes (livros, revistas, internet). Não se esqueça de referenciar as fontes pesquisadas.
Mitológico aquele no qual é revelado algo sem contestação. Isto porque se trata de uma história construída para dar alguma forma de razão aos acontecimentos históricos que se passam ou passaram, levando em conta a limitação científica que possuíam. Segundo a descrição do dicionário, mitologia é uma história fabulosa dos deuses, semideuses e heróis da antiguidade Greco-Romana ou um conjunto dos mitos próprios de um povo ou de uma região. Ela se refere a tudo o que é narrado sobre o mito, reúne todas as possíveis estórias sobre um determinado mito, bem como seus ritos e culto é como enciclopédia narrada com estórias diversificadas.
Fonte: cultura. culturamix.com/historia/conhecimento-mitológico
Dicionário
3. Argumente sobre as principais características do conhecimento de senso comum e do conhecimento científico, assinalando como adquirimos cada um desses conhecimentos.
Senso Comum: é uma forma de pensar, agir, investigar, e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade e que se acumula no decorrer dos tempos, baseia-se na subjetividade, atravessando gerações e gerações perpetuando hábitos e tradições, é intuitivo, é simples e espontâneo, sem sistematização de metodologia, e sua forma de aprendizagem se dá por forma de erros, é um conhecimento empírico.
Conhecimento Científico: tenta explicar por meios de estudos, análises, experimentação, Observação, uma resposta científica para determinada questão. É a busca da ordem, e uniformidade das relações entre eventos da natureza. Lida com problemas mais complexos e procura explicá-los por meios científicos.
É um conhecimento racional, que apura os fatos para chegar a uma "conclusão exata" da questão muitas vezes já concluída pelo senso Comum.
4. O que é tecnologia? Responda, assinalando benefícios e malefícios do conhecimento tecnológico. Sugerimos que pesquise a resposta em outras fontes (livros, revistas, sites etc.), mas não se esqueça de apresentar as referências do material pesquisado.
Tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento através de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade.
As desvantagens que a tecnologia traz são de tais formas preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia.
5. Defina e explique a origem da teologia, evidenciando o seu posicionamento sobre a ideia recorrente de que a teologia (fé) e a ciência (razão) não se relacionam.
6. Reflita e evidencie seu posicionamento: Para que o homem possa viver bem consigo mesmo e na sociedade, são importantes todos os tipos de conhecimento ou a ciência e a tecnologia é suficiente? (Justifique a resposta)
Não é suficiente, a vida humana não se satisfaz só com os conhecimentos nas áreas científicas e tecnológicas tudo precisa ser dosado a um vasto mundo de conhecimentos precisa ser mais aprofundado na construção de condições melhores de vida para os homens, com mais igualdade justiça e fraternidade.
1. Considerando o conteúdo da unidade 2, diferencie os seguintes tipos de artigo: artigo de revisão, artigo de atualização, relato e comunicação.
Artigo de revisão: é uma publicação que descreve, analisa e discute conhecimentos específicos ou tecnológicos já publicados.
Artigo de atualização: informações publicadas sobre tema de interesse para determinada especialidade.
Relato: quando inclui descrições de experiências acadêmicas, assistenciais e de extensão. Plano de tratamento de m paciente ajudando os profissionais de saúde relato de caso clinico.
Comunicação: sua finalização é informar o leitor sobre seu trabalho que esta sendo desenvolvido e que será posteriormente publicado ou já concluído e publicado.
2. O que você entende por “artigo científico” e quais as vantagens de divulgar o resultado de uma pesquisa através de artigo científico em comparação a outros meios de divulgação científica?
Um artigo científico é um documento que contém a descrição de descobertas inéditas na ciência onde está inserido. Contém a descrição do método, apresentação e discussão dos resultados e as conclusões dos autores, baseados nas evidências e epistemas sugeridos.
Existe vários jeitos de divulgação cientifica mais creio que o mais aceito como dizem artigo original que é o resultado de uma investigação concluída e atende todos os princípios de objetividade e clareza da questão norteadora.
3. Com base no trecho abaixo, retirado do livro História da Educação e da Pedagogia, escrita por Maria Lúcia de Arruda Aranha (2006, p. 19) apresente uma citação direta e uma citação indireta.
Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, à medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, como também da experiência coletiva. É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos.
...