Modelo caracterização caps
Por: daniellacpu123 • 26/5/2015 • Projeto de pesquisa • 2.088 Palavras (9 Páginas) • 771 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL-CAPS ......................................................................... Pág. 3
1.1 Identificação da Instituição......................................................................... Pág. 3
1.2 Histórico..................................................................................................... Pág. 3
1.3 Estrutura Organizacional............................................................................ Pág. 3
2 OBJETIVOS INSTITUCIONAL...................................................................... Pág. 4
2.1 Natureza dos Programas e Projetos.......................................................... Pág. 4
2.2 Política Social............................................................................................. Pág. 5
2.3 Recursos Financeiros................................................................................ Pág. 5
3 ÂMBITO INSTITUCIONAL.............................................................................Pág. 6
3.1Caracterização da População.................................................................... Pág. 6
3.2 Processo Decisório.................................................................................... Pág. 6
3.3 Relação Demanda/Cobertura do Atendimento.......................................... Pág. 6
3.4 Histórico do Serviço Social na Instituição.................................................... Pág. 7
3.5 Cotidiano do Exercício Profissional............................................................ Pág. 8
3.6 Relação Profissional de Trabalho com os Demais Atores Institucionais....................................................................................................... Pág. 8
3.7 Dimensão Ética Política............................................................................. Pág. 9
4 REFERÊCIA................................................................................................ Pág. 10
- IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL- CAPS
1.1 Identificação da Instituição
Centro de Atenção Psicossocial - CAPS
ENDEREÇO COMPLETO E TELEFONE:
1.2 – Histórico
O CAPS, foi fundado em 21 de dezembro de 2009, conforme portaria GM/MS nº 336 de 2002 que estabelece em que se constitui os Centros de Atenção Psicossocial, a Portaria/SNAS nº224 que diz respeito às diretrizes e normas para o atendimento ambulatorial e também conforme a Portaria/SAS nº685 de habilitação dos CAPS do Piaui. Iniciou suas atividades no dia 21/12/2009.Composta por uma equipe multiprofissional em quantidade mínima, conforme portaria 336/MS.
O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II SUL – é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, caracterizando-se como lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais, psicoses graves e demais quadros, cuja severidade e persistência justifiquem sua permanência em um dispositivo de cuidado contínuo, comunitário, personalizado, promotor de vida e cidadania, vinculado à FMS, sob gerenciamento da Gerência de Atenção Psicossocial - GAP.99
1.3 -Estrutura Organizacional
O CAPS está localizado na Av. Barão de Gurgueia em um local com espaço amplo que possibilita o atendimento com qualidade ao usuário, a casa é alugada pela Prefeitura Municipal. A casa possui uma garagem grande e um amplo espaço onde são realizadas as atividades de atendimento em grupo, oficinas de leituras e outros, possui também 05 banheiros, 2 consultórios onde também são realizadas as triagens, 01 SAME, 01 sala de Terapia ocupacional, 01 sala de enfermagem, 01 sala de administração, 01 refeitório, 01 dormitório feminino, 01 dormitório masculino, que por algumas vezes é feito de auditório e 01 Farmácia.
Possui também uma equipe multiprofissionais de:
30 profissionais, conforme portaria GM/MS Nº 336 de 19 de fevereiro de 1992. Os profissionais são. 03 Assistentes Sociais, 02 Terapeutas Ocupacionais, 03 Enfermeiros, 02 Psicólogas, 03 Psiquiatras, 02 Nutricionista, 02 Educadores Físicos, 03 Técnicas de Enfermagem, 02 Artesãos, 05 Auxiliares administrativos, 01 Secretaria, 01 Chefe de SAME, Administrativo Superior e 01 Coordenação. Seus gestores são Ivana N. Paiva Pereira da Silva - Coordenadora, Calisto Gomes daSilva Júnior - Chefe de SAME, Caroline Menegazzo - Chefe Núcleo Adm, Andreana M. Rebelo Brito - Chefe de Núcleo Secretariado.
2 - OBJETIVO INSTITUCIONAL
2.1 – Natureza dos programas e projetos:
O CAPS II SUL tem como missão cuidar das pessoas que sofrem de transtornos mentais graves e moderados em serviços abertos, substitutivos ao hospital psiquiátrico na cidade de Teresina/PI. Um recurso em saúde mental, constituindo-se em um serviço substitutivo ao modelo asilar, de assistência extra-hospitalar que diminui e procura evitar reinternações psiquiátricas, buscando a ressocialização do indivíduo. Seu objetivo é oferecer atendimento à população realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, contribuindo para o resgate da cidadania em função da discriminação por ser acometido de sofrimento psíquico.
- Oferecer atendimento à população de sua área de abrangência (região sul) realizando acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
- Organizar a rede de saúde mental em seu território;
- Restabelecer e fortalecer os vínculos familiares trabalhando junto a família do usuário;
- Dar suporte e supervisionar a atenção à saúde metal na rede básica;
- Orientar os profissionais da Atenção Básica a identificar, encaminhar e acompanhar o usuário que apresenta problemas emocionais, psicológicos e metais para tratamento conforme sua necessidade.
- O CAPS constitui-se numa unidade pública, vinculada à Regional Sul de Saúde e mantida pela Fundação Municipal de Saúde. Atua na área de Saúde Mental e tem como âmbito de atuação a zona sulde Teresina.
2.2 - Política Social
...