Monitoramento e desenvolvimento em serviço social
Por: marquenia • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.669 Palavras (7 Páginas) • 337 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Curso: Serviço Social.
Monitoramento e Desenvolvimento em Serviço Social.
Grupo: Ana Maria Coutinho- RA: 2330433482.
Marquenia Suedi Lima- RA: 2627481939.
Maria Betânia Sousa- RA: 2337442724.
Graziele Cândida- RA: 23234016
Valparaiso GO
Setembro-2014.
[pic 2]
Atividade Pratica Supervisionada- Apresentada ao Curso de serviço Social- do Centro de Educação a distancia – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP Como Requisito obrigatório para o cumprimento da disciplina de Monitoramento e Avaliação em Serviço Social- Turma “B” Serie 8 do Segundo Bimestre 2014.
Professora Tutora a Distancia: Mariselma Maidana Ferreira.
Professora Presencial:
Professora a Distancia: Maria Elaine Cristina.
Valparaiso-GO.
Setembro-2014.
[pic 3]
INTRODUÇÃO:
Dentro da área de planejamento investigar formas de avaliação das políticas nas diferentes áreas de atuação do governo, tem sido uma das principais formas de atuação do governo.
Existem modelos de avaliação e serviços, programas da área social que derivam do objeto a ser avaliado como: Os vários critérios, que podem ser destacados no Monitoramento e Avaliação social. A temática do Monitoramento e da Avaliação das políticas públicas; A importância do Software para o andamento de projeto social; Como o exemplo do tema aqui citado: Avaliação Nacional de Educação Básica.
Valparaiso –GO
Setembro- 2014.
[pic 4]
SUMÁRIO:
I- A Temática do Monitoramento e Avaliação das Políticas Publica----1 II – Métodos de Avaliação desenvolvidos---------------------------------------2. III- A Importância do Software-------------------------------------------------------3. IV- Critérios de Avaliação-------------------------------------------------------------4. V- Conclusão------------------------------------------------------------------------5 VI-Referencias Bibliográficas----------------------------------------------------6. |
Valparaiso- GO.
Setembro- 2014.
A TEMÁTICA DO MONITORAMENTO E DA POLÍTICA PUBLÍCA.
Avaliação de Políticas Públicas:
Realizar um processo público, (CARVALHO; apud RICO, 2009, p. 7). Segundo a autora, a avaliação de políticas e programas é tida como “procedimento estratégico e imprescindível” para aqueles sujeitos. Nesse sentido, a avaliação de políticas públicas está na agenda de todos os interessados em diferenciar “o joio do trigo” e, segundo( Melo 2009, p. 11), ela está a contento para garantir resultados positivos.
O debate sobre participação seria fortalecido com a Constituição de 1988, para tornar a política pública mais operante, instala-se naquele período uma valorização da democracia.
Os progressistas no período pós-constituinte foram marcados por uma crise de governabilidade com cinco argumentos distintos. Com a coalizão que resultou na Nova República e posteriormente na fragmentação deste sistema, percebe-se o primeiro argumento para a crise, ou seja, a saturação da agenda governamental, provocada, em sua maioria, pelas demandas do regime autoritário, pelas demandas novo regime democrático e pela reforma global e setorial praticadas pela elite dirigente.
A ampliação dos direitos sociais com a Constituição Federal de 1988 torna insustentável.O segundo argumento tem por base uma participação desvalorizada das minorias com conseqüente maioria estável.
Destaque para as propostas de redução de partidos e entrada do regime parlamentar. Outro argumento para a crise e a facilidade para criação de novos municípios, a municipalização do SUS, como posicionamentos desorganizam país.
Um argumento de extrema importância para a crise é o fato de o Poder Judiciário passar a ter status político, com forte visibilidade no processo constitucional, com poderes para, entre outras coisas, reeditar medidas provisórias.
Segundo( Melo 2009, p. 25), “excessos de governo, de participação, de direitos sociais, de descentralização e de acordo com o autor, apenas os dois últimos são sustentáveis, já que o “excesso do governo” pode ser explicado pela “Capacidade do governo em “fazer valer” o que é decidido na República pela escultura cívica brasileira”.
Em relação participação é própria da cultura brasileira da “intervenção do Estado na oferta de bens e serviços de natureza social”, ou seja, caberia ao Estado não só governasse. Após essa análise histórica da agenda da política pública que somos convidados a analisar as tendências, percebendo avaliar envolve um julgamento, uma atribuição de valor, uma aprovação ou desaprovação. A avaliação como processo democrático é uma etapa da política que pode ser aplicada durante sua implementação, após esta e também posteriormente. Numa eleição, por exemplo, é sabido que uma avaliação criteriosa da política garantir um processo independente na avaliação uma vez que órgãos públicos têm uma tendência de minimizar os de avaliação independentes constrói instrumentos capazes de assegurar o processo sem comprometimento (ARRETCHE, 2009).
METODOS DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIDOS.
Para entender melhor como se dá o conceito na prática, a autora utiliza como exemplo uma experiência com um programa de merenda escolar do núcleo escolar.
Os dados coletados são de ordem de complementação alimentar, de ampliação do programa, procedimentos para implementação etc., é utilizada a avaliação orientada de decisão.
No processo metodológico de uma avaliação educacional aparecem dois novos conceitos: avaliação (somática) e avaliação (formativa).
...