Monitoramento E Serviço Social
Exames: Monitoramento E Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: consi • 4/11/2014 • 1.126 Palavras (5 Páginas) • 721 Visualizações
PROJETO RESGATANDO FAMILIAS
INTRODUÇÃO
A Família é a base da sociedade é a principal responsável em transmitir cultura, valores, compreensão, amor entre seus membros para um desenvolvimento saudável para os filhos em nível psicológico, emocional e comportamental.
Infelizmente uma desestrutura familiar, envolvendo carência emocional e afetiva, facilita para respostas negativas em laços familiares envolvendo toda a sociedade.
Vivemos em uma sociedade contemporânea perpassada pela revolução do conhecimento, da informação e de novas tecnologias. Ao mesmo tempo o crescente processo de desigualdade social repercute diretamente a base da família.
A família moderna não é nem um pouco parecida com a família do século passado, onde cada membro desempenhava seu papel. Pai, mãe e filhos, onde o pai era o chefe da família e o provedor do seu sustento, e a mãe a dona do lar, onde sua função era cuidar da casa, do marido e dos filhos.
Hoje os papeis se inverteram, pois pai e mãe têm que trabalhar para manter o sustento da família, muitas vezes abrindo mão do laço familiar que envolve valores, gerando frustrações entre pais e filhos.
Os filhos são os prejudicados com tal situação tornando-se inseguros, quanto ao seu comportamento e suas atitudes, causando rupturas e consequentemente jovens com desajustes precoces.
Essa ausência de vínculos gera introspecção, frieza e revolta.
OBJETIVO GERAL
Orientar a família sobre valores, tornando-as conhecedoras do papel que exercem , fortalecendo enquanto cidadão de direito, buscando soluções e superações para os problemas enfrentados.
OBJETIVO ESPECIFICO
_ Oferecer subsídios através de ações afetivas relacionadas à família;
_ Proporcionar reflexões aprofundadas sobre a desestrutura de uma família e
Suas consequências;
_ Mostrar a importância e compromisso dos pais e responsáveis no núcleo familiar.
JUSTIFICATIVA
A desestrutura familiar envolve carência emocional e afetiva, facilitando aspectos negativos em laços familiares envolvendo toda a sociedade.
Na família moderna alguns valores mudaram, gerando frustrações entre pais e filhos: como conflitos conjugais, englobando todos os tipos de violência, separação e divorcio, quando não foram bem elaborados para seus filhos.
Pais ausentes, conflitos entre pais e filhos adolescentes, a falta de tempo dos pais, facilitando a falta de dialogo com os filhos, a falta de educação e limites, os programas apresentados pelas emissoras de televisão (violência, droga e sexo), apelativos e também exibidos em qualquer horário, a internet possibilitando o isolamento da família, entre outros.
As maiorias dos pais modernos acabam sendo passivos e permitem satisfazer todas as vontades dos filhos, valorizando mais o ter do que o ser. Esses tipos de comportamento facilitam para que muitos adolescentes procurem amizades sem referencia, dependendo da sua historia de vida, procurem Mas companhias facilitando o uso de drogas licitas e ilícitas, comuns em jovens não só de classe baixa como jovens de classe
...