Movimento Harmônico Simples
Artigo: Movimento Harmônico Simples. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fuzzytw • 11/9/2014 • 527 Palavras (3 Páginas) • 479 Visualizações
2.Introdução
Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível de comprimento L, tendo na extremidade inferior, em nossos experimentos por exemplo, um cilindro de aço ou um cilindro de aluminio de massa m e raio r (os objetivos tem mesmo raio e tamanho), a extremidade superior é fixada em um ponto, tal que ele possa oscilar livremente (resistência do ar desprezível).
Quando o pêndulo é deslocado de sua posição de equilíbrio, ele oscila sob a ação da força peso, apresentando um movimento periódico. As forças que atuam nesse movimento é apenas a gravidade e a massa do cilindro.
As dimensões do corpo são desprezadas quando comparadas ao comprimento do fio.Conhecidas as forças que atuam sobre um sistema oscilante, podemos calcular o período (T) do movimento através da seguinte equação na teoria:
Objetivos
Determinar o valor da acelereção da gravidade local em laboratório, identificar o erro experimental entre o valor teórico e o experimental.
3. Materiais e Métodos
3.1 Material Utilizado
- 01 sistema de sustentação principal com tripé triangular, haste principal, sapatas niveladoras, painel de susporte com dispositivo de variação contínua do fio de engate rápido;
- 02 massas pendulares, para engate rápido de mesmo volume, porém de materiais e massas diferentes (m e M);
- 01 régua milimetrada;
- 01 cronometro.
3.2. Esquema Experimental
3.3. Procedimentos experimentais
Para todos os experimentos foram utilizados os procedimentos abaixo:
• PÊNDULO SIMPLES DE COMPRIMENTO L = 0,15 m, COM MASSA(m = 7,69 g)
• PÊNDULO SIMPLES DE COMPRIMENTO L = 0,30 m, COM MASSA(m = 7,69 g)
• PÊNDULO SIMPLES DE COMPRIMENTO L = 0,15 m, COM MASSA(m = 20,33 g)
• PÊNDULO SIMPLES DE COMPRIMENTO L = 0,30 m, COM MASSA(m = 20,33 g)
1. Foi montado um pêndulo utilizando massa m= 7,59 g e ajustado o comprimento do fio com L= 0,015 m.
2. Ajustado a posição do suporte universal sobre a bancada para delimitar a amplitude de oscilação.
3. Com o auxilio de um transferidor, feito o pêndulo para oscilar deslocando a massa de um ângulo pequeno (<10º).
4. Com o auxilio de um cronometro, foi medido o tempo de duração de uma série com 5 oscilações, para obter a duração de um único ciclo.
5. Foi repetido o processo 5 vezes.
6. Organizado os valores em uma tabela, denominada como “Tabela de resultados experimentais” ,com colunas para os índices da medida,
...